“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«A amizade no mundo clássico», de D. Konstan

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Na licenciatura, o então Prof. Me. André Pirola (hoje doutor pela afamada PUC-SP) lançou uma campanha para nos incentivar a adquirir bons livros. Ele primeiro nos ofertava uma fotocópia da capa de algum livro importante para a nossa formação. Em seguida nos apresentava a obra e o autor para nos motivar a trocar a fotocópia pelo livro. Dou prosseguimento à ideia com um livro que conheci ontem: A amizade no mundo clássico, de David Konstan. O facto de ter conhecido a obra ontem mostra que sou simultaneamente divulgador e adepto da campanha.


Publicado pela editora Odysseus (São Paulo, 2005), contém 292 páginas e seu preço varia entre R$ 25 e 35 (em Portugal custa pouco mais de 20 euros). Pelo exame prévio que fiz, constatei que o autor baseia-se em farta documentação primária produzida desde os filósofos da Grécia Antiga até os autores cristãos da Antiguidade Tardia.

Por fim, cito a sinopse do livro:

A exaustiva investigação que o professor da Brown University, David Konstan, empreendeu sobre as obras literárias da Antiguidade revelou vários aspectos da amizade cultivada pelo homem do mundo clássico. Imprescindível para historiadores e antropólogos, a obra proporciona deleite ao leitor interessado em investigar a história e o desenvolvimento de uma instituição preciosa ainda nos dias de hoje: a amizade.

*****************************************************************************************************
Leia o tratado Da amizade, de Cícero. Clique AQUI.

1 comentários:

Evanildo Lacerda Jr disse...

Gostei muito, quero ler!

Me tornei adepto da campanha também. Estou pensando se divulgo um por semana, ou um por mês. =)

Enviar um comentário