“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Atividade sobre a Revolução Francesa

terça-feira, 14 de setembro de 2021

 

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada em agosto de 1789, na França, transformou radicalmente as relações políticas e sociais existentes até então. Suas ideias, e muitos valores presentes no processo revolucionário como um todo, influenciaram diversos outros povos ao redor do mundo. A noção de igualdade, especialmente perante a lei e a Justiça, era algo inteiramente novo e transformador na França do século XVIII.

A partir dessas informações, produza um texto dissertativo-argumentativo, levando em consideração as seguintes questões:

- Durante a Revolução Francesa, as aspirações de liberdade e igualdade levaram a excessos que, em última análise, tornaram a vida dos franceses ainda pior do que sob o Antigo Regime. Explique como isso se deu.

- A noção de igualdade perante a lei existe em nossa Constituição? Na prática, na sociedade brasileira, todos são tratados de forma igual, independentemente da posição social, cargos ou poder aquisitivo?

- Assim como durante a fase mais radical da Revolução Francesa, também corremos o risco de perder nossa liberdade e demais direitos em nome de ideais ou circunstâncias "maiores" (crises, pandemias, emergências climáticas, etc.)? Explique.  

0 comentários:

Enviar um comentário