“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#HJ29 Comida Kasher

domingo, 4 de fevereiro de 2024

 

Um certificado de comida kosher ou kasher. Esta piada inaugura uma sequência do humor sefaradi, aqui no blog.


Um judeu chegou, certa vez, morto de cansaço, à casa de um camponês de quem costumava comprar couros, aves e outros produtos. Vendo o judeu tão esgotado, o camponês convidou-o a repousar e ofereceu-lhe comida. O judeu agradeceu, mas disse que não poderia fazê-lo, porque a comida não era kasher. Surpreso, o camponês perguntou se esta obrigação existia sempre.

- Sim - disse o judeu. - A menos que a vida esteja em perigo.

O camponês ofereceu-lhe então um copo de vinho. O judeu de novo recusou, alegando a mesma coisa: não era kasher. O homem, furioso, sacou o punhal:

- Recusas o meu vinho? Toma este copo, senão te mato!

Tremendo, o judeu emborcou o vinho. O camponês sorriu:

- Eu estava brincando contigo. Só queria ver se aquela coisa de não respeitar o kasher quando a vida está em perigo é verdade.

- É verdade - disse o judeu. - E só lamento que não me ameaçaste antes. Pois assim eu teria comido umas três ou quatro daquelas codornas que me ofereceste...

FINZI, Patricia et al. (edição, seleção e textos). Do Éden ao divã - Humor Judaico. São Paulo: Shalom, 1990, p. 153. 

0 comentários:

Enviar um comentário