segunda-feira, 21 de março de 2011
Roma tem mais uma atração para os turistas em busca de tesouros da Antiguidade. A capital italiana abriu para visitação a Casa das Virgens Vestais, construção anexa ao Forum Romano, que esteve fechada por 20 anos, após longas obras de recuperação. Agora, os visitantes podem caminhar pelo amplo jardim da construção e apreciar de perto as estátuas de bronze, dedicadas a divindades romanas.
O sítio arqueológico faz parte do mais novo itinerário turístico, pelo Monte Palatino, que inclui também o Templo de Vesta. Este conjunto arquitetônico, conhecido também como Atrium Vestae, é um dos mais antigos da capital italiana, com a construção iniciada por volta do século V a.C. Nele se venerava Vesta, a deusa romana do fogo e do lar. A função das seis virgens que viviam no templo era cuidar para que o fogo sagrado de Vesta nunca se apagasse. As vestais eram filhas de famílias nobres da cidade, escolhidas ainda crianças para o ofício. A casa foi reconstruída após o incêndio de Nero, no ano 64 d.C, e restaurada durante o período do imperador Septimus Severus, entre 193 d.C. e 211 d.C.
Detalhe: a restauração custou 19 milhões de euros!
Outro símbolo da Antiguidade romana que em breve passará por obras é o Coliseu. A restauração, orçada inicialmente em 25 milhões de euros (cerca de R$ 57 milhões), será custeada por uma fabricante italiana de sapatos de luxo Tod's. A obra deve começar no final de 2011 e avançar por dois anos e meio. A arena, do ano 80 d.C., atrai 6 milhões de turistas anualmente, mas sua estrutura está afetada pela poluição do pesado trânsito romano e pelas vibrações de uma linha do metrô que passa nas proximidades. O monumento deve permanecer aberto à visitação durante o período de reformas.
2 comentários:
Demais!
Enquanto isso o Brasil investe no bolso.
Pois é... as notícias boas da Europa só nos entristecem mais com o Brasil.
Uma curiosidade: o que achas das virgens vestais? Acho que elas poderiam inspirar-lhe a compor uma poesia.
Enviar um comentário