quarta-feira, 23 de março de 2011
Dentre as mulheres que marcaram a História, talvez uma das mais lembradas seja Cleópatra VII (à direita), a última representante da dinastia dos Ptolomeus, no Egito. Esta dinastia surgiu com Ptolomeu, general macedônio que após a morte de Alexandre assenhorou-se do país dos faraós.
Longe de ser extraordinariamente bonita, era contudo espirituosa, inteligente, simpática, uma linguista. A fórmula infalível para conquistar grandes generais e
líderes políticos de sua época, como Júlio César (100 - 44 a.C.) e Marco António (83 - 30 a.C.). Recomendo a biografia e os documentários indicados ao final deste post.
Outra "Cleópatra" - Elizabeth Taylor - atriz que interpretou a famosa rainha no filme de 1963, morreu hoje, aos 79 anos. Segundo o crítico Pedro Butcher, a "Liz" Taylor "se enquadra entre as maiores estrelas da época de ouro do cinema, ao lado de Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, por exemplo." Taylor era lindíssima e Cleópatra, "apenas normal" (no máximo); aquela aventurou-se em oito casamentos enquanto esta envolveu-se amorosamente com dois homens, apenas. Por isso e muito mais, o filme é muito criticado pelos "puristas". Mas, como sabemos, todo filme é uma representação artística e a sua principal contribuição à História é a de instigar a curiosidade. Quanto a isto o filme protagonizado pela citada britânica merece ser reconhecido com louvor.
Este blog foi inaugurado com uma homenagem a dois homens. Já era tempo de duas mulheres receberem minha singela deferência. A História foi laureada com suas "adoráveis Cleópatras."
**************************************************************************************************
- Confira uma das última biografias de Cleópatra AQUI.
- Doc. Cleópatra, rainha do Egito:
5 comentários:
nem preciso comentar que adorei o post, né.
É a sua cara...
Amigo, seu blogue está sensacional! Muito interessante e habilidosamente escrito.
Parabéns!
Ah, e de fato, precisamos de mais mulheres "espirituosas, inteligentes e simpáticas". Merecem a homenagem. ;)
Muito obrigado, maninho. Sabes que devo o sucesso do meu blogue, em grande parte, à tua inestimável ajuda.
Que tal abrirmos o concurso "Cleópatra 2011" para recrutarmos essas mulheres incríveis? Rsrs...
Enviar um comentário