“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«Pare de acreditar no governo»

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Baixe esse livro gratuitamente AQUI.

Há muito que "namorava" esse livro. Recentemente, graças a uma promoção, acabei por comprá-lo. Eu e o autor, Bruno Garschagen, temos muito em comum: somos conterrâneos, conservadores e cursamos o mestrado em Portugal (no caso dele, foi na área de Ciência Política). Em um vídeo, ele apresenta a obra, recém-lançada pela editora Record. 

O subtítulo do livro (o "paradoxo de Garschagen") é revelador: Porque os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado. Com um toque de bom humor, o livro dá um vislumbre a História do Brasil, da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, ao governo Dilma. Seu objetivo é mostrar que a dinâmica da atuação estatal afeta diretamente as nossas vidas no âmbito social, político e econômico e colabora decisivamente para, junto com a diligência dos estatistas, formar um imaginário popular e uma mentalidade nos quais o governo é o astro em torno do qual a sociedade gravita.

No dia 07 de outubro de 2015 eu assisti uma palestra do Bruno na Faculdade de Direito de Vitória. Seu ponto de partida foi a análise da junção da mentalidade estatista com a cultura política intervencionista no Brasil. Garschagen sustentou que a Constituição de 1824 foi a mais liberal da história do Brasil. Durante o período monárquico, ocorreu uma conciliação de ambiguidades: a coexistência de um regime liberal com a escravidão. Ao final desse período teria ocorrido o primeiro caso de doutrinação política e ideológica nas escolas - a difusão do pensamento republicano pelos positivistas.

O golpe militar de 15 de novembro de 1889 instalou um sistema em que o Estado cresceu na mesma medida da tributação. Mais à frente, a partir de 1930, Getúlio Vargas se apropriou de todo o capital autoritário anterior. Passado o regime militar, a situação dos brasileiros não melhorou muito. Nada menos que 4.960.610 normas foram criadas para reger a nossa vida desde da promulgação da Constituição de 1988, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A palestra mencionou ainda o esforço de um senhor que reuniu toda a legislação tributária entre 1991 e 2009, e o "livro" criado pesa 7,5 toneladas. Conclusão: tudo isso gera uma tremenda insegurança jurídica, e afasta os investidores. Para finalizar, o Bruno deixou claro que esperar por mais ações do governo significa aumentar a carga tributária. Portanto, pare de acreditar no governo.

Leia as entrevistas concedidas por Bruno Garschagen ao Diário Online e ao El País. 

0 comentários: