“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«Maquiavel Pedagogo»

quinta-feira, 30 de maio de 2019

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Especialistas em Ciências da Educação, formados nos mesmos meios revolucionários, dominaram os departamentos de educação de diversas instituições internacionais (Unesco, Conselho da Europa, Comissão de Bruxelas e OCDE) a partir das quais promovem uma "revolução pedagógica". Seu objetivo é impor uma ética voltada para a criação de uma nova sociedade. Tal ética é apenas uma sofisticada representação da utopia comunista. 

Os traços mais relevantes dessa revolução são: testes psicológicos, projetados ou já realizados, em grande escala; informatização mundial das questões do ensino e o censo de toda a população escolar e universitária; asfixia ou subordinação do ensino livre; pretensão a anular a influência da família. 

Como nova missão dos institutos de formação de professores, redefinido o papel da escola, a prioridade passa a ser não a formação intelectual, mas a "aprendizagem da vida social." nesse sentido, são utilizadas técnicas de manipulação psicológica e de lavagem cerebral. 

Na França - e também em outros países - a estrutura das escolas primárias e maternal foi modificada para substituir as diversas séries por três ciclos. Os ensinos formal e intelectual são negligenciados em proveito de um ensino não cognitivo e multidimensional, privilegiando o social. A reforma pedagógica iniciada no Ensino Médio tende igualmente a uma radical modificação das práticas pedagógicas e do conteúdo do ensino. Simultaneamente, um vasto dispositivo de avaliação é implementado; ele deve ser informatizado, para ser utilizado em caráter permanente, e abrangerá o ensino não cognitivo. 

Essa revolução pedagógica é introduzida de forma discreta, mediante manobras. Mas, a fim de se neutralizar a resistência dos professores às mudanças, aplicam-se técnicas de descentralização. Uma vez que a missão principal da escola é a formação social das crianças, e não mais a formação intelectual, o nível escolar continuará decaindo. Assim, vai-se desenhando uma ditadura psicopedagógica. 

Admitir que nos encontramos face a uma temível manobra criptocomunista não exclui, em absoluto, a hipótese globalista da convergência entre capitalismo e comunismo. Assim como a mídia, as organizações internacionais exercem sua influência não tanto pelas opiniões que defendem como por meio dos autores aos quais elas concedem a palavra e pelas teses que elas difundem, desse modo, sob sua autoridade.      

Adaptado de: BERNARDIN, Pascal. Maquiavel Pedagogo: ou o ministério da Reforma Pedagógica. Tradução de Alexandre Müller Ribeiro. Campinas, SP: Ecclesiae e Vide Editorial, 2012, p. 9-14.   

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