“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Seminário "As Barbas do Imperador"

terça-feira, 5 de maio de 2020

D. Francisca, D. Pedro II, D. Januaria: Nojo do Augusto Pai D. Pedro I, 1843 [?], gravura de Félix-Émile Taunay (1795-1881). Museu Imperial, Rio de Janeiro.

No 3º bimestre, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do CAV apresentarão o seminário interdisciplinar As Barbas do Imperador. Para tal, se basearão na referência bibliográfica abaixo:


SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA [ilustrações]. As barbas do imperador - D. Pedro II, a história de um monarca em quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
> Disponível aquiExiste um exemplar físico disponível para empréstimos na Biblioteca do CAV.

A biografia do imperador D. Pedro II (1825-1891) é pano de fundo para a compreensão da consolidação do Estado brasileiro e da formação da nossa nacionalidade. Além disso, As Barbas do Imperador destaca as transformações econômicas, sociais, culturais e tecnológicas que marcaram a segunda metade do século XIX no Brasil. 

Nesse sentido, para cada capítulo do livro acima, há um tema correspondente a aspectos filosóficos e/ou sociológicos que também deverá ser apresentado. A nota final será aplicada tanto à disciplina de história quanto de filosofia. 

Cap. 1 + republicanismo (Confederação do Equador e revoltas regenciais)

Cap. 2 + Friedrich von Schiller (1759-1805)

Cap. 3 + Liberalismo (Luzias)

Cap. 4 + Conservadorismo (Saquaremas)

Cap. 5 + Cap. III de Elias (2001) 

Cap. 6 + Cap. IV de Elias (2001) 

Cap. 7 + Cap. V de Elias (2001) 

Cap. 8 + Cap. VI de Elias (2001) 

Cap. 9 + Cap. 7 de Hobsbawm & Ranger (1997)

Cap. 10 + "Que é o abolicionismo" até "O tráfico de africanos" (Nabuco, 2012)

Cap. 11 + "Ilegalidade da Escravidão" até "Influência sobre o território e a população do Interior" (Nabuco, 2012)

Cap. 12 + "Influências sociais e políticas da escravidão" até "Anexos" (Nabuco, 2012)

Cap. 13 + positivismo

Cap. 14 + republicanismo 

Cap. 15 + movimento monarquista brasileiro atual             

A primeira parte do trabalho consistirá na elaboração de um fichamento manuscrito, a caneta azul ou preta, e em folha de papel almaço, sobre os textos lidos. Essa atividade é individual. A seguir, as duplas deverão preparar a apresentação do seminário.

Cada apresentação será realizada entre 12 e 15 minutos. Elas deverão ser pautadas numa apresentação em PowerPoint, a fim de exibir as principais imagens referenciadas no livro (mas, atenção, NÃO as reproduza do PDF; no caso das pinturas, busque as originais). O domínio do tema, a clareza e a objetividade serão os principais critérios a serem avaliados. 

A fim de facilitar vosso trabalho, e também para uniformizar os slides das apresentações, indico o seguinte Modelo de PowerPoint. Todos deverão segui-lo.  

O seminário foi organizado para ser apresentado em duplas, salvo casos especiais. Porém, as avaliações dos fichamentos e das apresentações será sempre individualizada.

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