“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Educação nas Treze Colônias Inglesas

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

 

A Constituição dos Estados Unidos da América não menciona a educação (ao contrário das constituições latinas). Os norte-americanos ignoravam o conceito mesmo de instrução pública até a segunda metade do século XIX. A ideia de um sistema escolar controlado pelo Estado era completamente alheio à cosmovisão dos Pais Fundadores e dos colonos ingleses. Ainda assim, as comunidades puritanas apresentavam elevadíssimos índices de alfabetização, uma vez que sua cultura repousava na leitura da Bíblia.

Assim, os pioneiros eram letrados por obrigação religiosa. Os mais abastados mandavam os filhos para um estabelecimento particular ou contratavam tutores privados, mas cada cidade mantinha um centro de escolarização gratuita chamado de common school e aberto a todas as classes sociais. Cada localidade organizava currículos e aulas com total autonomia. Não existia sistema de credenciamento, ministério responsável, obrigatoriedade legal, mecanismo de seleção de livros ou curso de formação docente. Não havia sombra de centralização ou de supervisão governamental. Mas funcionava a contento, pois a tradição calvinista passava sem falha de uma geração à outra.

Adaptado de LAMBERT, Jean-Marie. Educação Unesco - a clonagem das mentes. Londrina, PR: E.D.A., 2020, p. 13-14.

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