“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Alea jacta est!

quarta-feira, 2 de março de 2011

César, 1875, óleo sobre tela de Adolphe Yvon (1817-1893). A pintura ilustra o momento em que César teria cruzado o Rubicão. Foi quando ele declarou: Alea jacta est!

"Desejava ter cadáveres de dácios, e os tenho tido.
Desejava sentar-me em um lugar de paz, e me tenho sentado.
Desejava obter triunfos brilhantes, e assim tem sido.
Desejava obter todas as vantagens financeiras do primipilato, e as tenho obtido. Desejava contemplar a nudez das Ninfas, e as tenho visto." 
Primípilo anônimo do exército romano

Começo com duas homenagens. A primeira, obviamente, vai para o soldado acima. O exército que integrou foi um dos mais eficazes de toda a História. O conhecemos razoavelmente bem. Mas, infelizmente, não dispomos de maiores informações sobre a vida aventurosa do primípilo supracitado. Sabemos, no entanto, que foi um vencedor. Morreu plenamente realizado.

A segunda homenagem vai para o autor da citação abaixo:

"A democracia é tanto um valor quanto um instrumento político. Como um valor, é universal. Mas, como instrumento político, trata-se de um conceito que deve ser ajustado por país, de acordo com sua história, suas tradições e a mentalidade de seu povo."

O autor de tal declaração pode dizer, como poucos o poderiam sinceramente, que está feliz "por ser capaz de contribuir para tentar fazer do mundo um lugar melhor." Esse foi um dos maiores líderes mundiais do século passado - Mikhail Sergeyevich Gorbachev. Hoje ele completa 80 anos. Como é de conhecimento geral, Gorbachev contribuiu para dar cabo à Guerra Fria e à ditadura soviética. Fundou a Cruz Verde Internacional, a Fundação Gorbachev, o Fórum Político Mundial e o Encontro Internacional de Laureados com o Nobel da Paz. Continua ativo politicamente e por tudo isso e muito mais tem o seu lugar de honra garantido na História. Provavelmente será um imortal - como disse Samuel Butler (1835-1902), não se está realmente morto enquanto se for amplamente recordado.

Esses dois personagens ilustram bem as minhas áreas de interesse. Como historiador, interesso-me pela Antiguidade Clássica, e especialmente pelo exército romano. Como homem de meu tempo, sou um democrata. Portanto, esperem nesse blog textos, sugestões e discussões acerca dessas temáticas.

Como li uma vez em certa obra de Eduardo Galeano, a probabilidade que alguém leia algo que escrevemos é quase a mesma que leiam uma mensagem colocada em uma garrafa jogada ao mar. De qualquer forma,

A sorte foi lançada!

Leia uma entrevista do antigo líder soviético.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ótimo post, meu amigo e irmão em Cristo. Espero que Portugal te faça mais feliz do que o Brasil.
Um abraço!

Anónimo disse...

PS. Que foto!

Anónimo disse...

Poderia ser também "Soul César" - até a alma você tem.

Raphael disse...

Olá, irmã,
Muito obrigado pelos elogios. Com certeza, estou muito feliz aqui.
A propósito da sugestão, há um livro chamado "A alma romana", do grande historiador Pierre Grimal que talvez gostasse de ler. Foi escrito de uma forma totalmente não-convencional e criativa.
Fica a dica!

Enviar um comentário