“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Um ode à beleza feminina

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Outrora admirava-me de que uma mulher tivesse sido a causa de uma guerra
Tão grande entre a Europa e a Ásia, junto aos muros de Pérgamo;
Agora vejo que tu, Páris, foste sábio, e tu, Menelau,
Tu, porque reclamavas, tu, porque demoravas.
Na verdade, o seu rosto era digno até de que Aquiles morresse por ele; 
Até de que Príamo o aceitasse como causa da guerra.Se alguém quer superar em fama as antigas pinturas,
Tome a minha amada como modelo na sua arte:
Quer mostre aos povos do Ocidente, quer mostre aos do Oriente,
Inflamará de amor os do Oriente, inflamará também os do Ocidente.
Ao menos que eu me mantenha nestes limites! Ah! Se tivesse vindo
Um outro amor, para eu morrer mais amargamente!

Propércio, Elegias, Livro II, 3, 35-46.

**************************************************************************************************
- Imagem: «Helen of Troy», por Evelyn De Morgan (1898).

0 comentários:

Enviar um comentário