“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Comentários do Dr. Klaus

segunda-feira, 3 de abril de 2017


Este blog ultrapassou recentemente a marca das 50 mil visualizações. Hoje, uma dessas gratas visitas foi a do meu amigo Klaus, médico e romanófilo. Há tempos ele apoia o nosso trabalho. Bem, o primeiro de seus (excelentes) comentários pode ser lido ao final do post Gala Placídia. O segundo comentário foi ao post A Duplicidade do Homem Medieval. Infelizmente, o layout do blog, apesar de original, tem uma limitação no que diz respeito a comentários. Portanto, citarei abaixo todo o comentário do Dr. Klaus: 


"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço", apesar da aparente hipocrisia do homem medieval, ele ainda era mais humano que o que ocorreu depois. O homem medieval se via como imperfeito, e por acomodação ou realismo, tentava zerar de algum modo suas contas com Deus para pecar de novo. O problema foi quando o homem da Reforma e da Contrarreforma se julgou perfectível. Ele matou muito mais na pira que em toda Idade Média, torturou mais que na Inquisição original, queimou muito mais livros, embora fosse o mundo que originou a teoria das órbitas elípticas planetárias, que conquistou a América, criou a capela Sistina, que equilibrou o racionalismo e o empirismo. 

O mundo do início da Idade Moderna impôs com muito mais ferocidade o que seria o bom, o justo o belo. Na ânsia por se tornar santo, o homem renascentista e barroco se esqueceu que aqueles a quem exterminava eram seres humanos. Isso porque o poder do Estado Nacional era muito maior que o de qualquer barão feudal, e o bem ou ou o mal que ele era capaz de criar eram também maiores. Somente o fim da Guerra dos Trinta Anos e o Iluminismo mudariam essa visão na Europa. 

Ass: Klaus. Estou descaradamente usando o perfil de minha esposa, mestre hehehe...

Ao contrário da Inquisição, aqui não existe um index para os comentários. Se o layout não ajuda e os corta pela metade, eu crio um post para que eles sejam lidos na íntegra. Sobretudo se forem comentários instigantes e cheios de erudição, como são os do meu amigo Klaus. A ele e a todos os que me honram com uma visita, um abraço digno dos césares.

0 comentários:

Enviar um comentário