sexta-feira, 26 de setembro de 2025
As principais fontes sobre o conflito entre gregos e troianos, por volta de 1200 a.C., no fim da Idade do Bronze, são as obras de Homero. Há sete anos, fizemos um post, disponível aqui.
Segundo a mitologia, a guerra começou quando Páris, príncipe troiano, raptou (ou seduziu) Helena, esposa do rei espartano Menelau. Em resposta, os gregos (aqueus) organizaram uma grande expedição liderada por Agamenon, irmão de Menelau, para atacar Troia e recuperar Helena.
A guerra durou dez anos e envolveu heróis como Aquiles, Ulisses (Odisseu), Heitor e Ájax. Quando os troianos levaram para dentro de sua cidade um enorme cavalo de madeira deixado como "presente" pelos gregos, que supostamente haviam desistido do cerco e retornado para a sua terra, eles caíram numa armadilha. Achando que haviam levado um cavalo para dentro de Troia, na verdade os troianos abrigaram guerreiros gregos, que saíram de dentro do cavalo e abriram os portões à noite. O restante dos gregos, que haviam se ocultado em ilhas próximas, retornaram, invadiram e destruíram a cidade.
Embora inspirada em fatos históricos do fim da Idade do Bronze (século XII a.C.), a Guerra de Troia, como descrita nos mitos, é sobretudo um episódio épico que envolve história e lenda.
0 comentários:
Enviar um comentário