“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«Pensamentos», de Marco Aurélio

sábado, 31 de dezembro de 2011



O imperador Marco Aurélio (161-180) legou à filosofia ocidental uma grande joia do estoicismo: a obra Pensamentos (ou Meditações). É nela que podemos ler as belas citações abaixo:

Qual é a duração da vida do homem? Um ponto no espaço. A substância? Variável. As sensações? Obscuras. O que é o seu corpo? Putrefação. Sua alma? Um torvelinho. Seu destino? Um enigma. Sua reputação? Duvidosa. Tudo o que provém de seu corpo é como água da torrente, e o que dimana de sua alma é como um sonho, como o humo. Sua vida é um combate perpétuo, um descanso em terra estrangeira, e sua fama depois da morte um esquecimento absoluto. Qual é a única coisa que pode facilitar sua viagem nesse mundo? A Filosofia. Ela consiste em velar pelo gênio que reside em seu interior, de modo que não receba nem as afrontas, nem as feridas, e que não se deixe arrastar pelos prazeres nem pelas dores, que não faça nada fortuitamente, que não empregue os embustes nem a hipocrisia, que nunca conte com que o outro faça ou deixe de fazer, que aceite tudo o que aconteça ou o que corresponda como procedente da mesma origem e, por fim, que aguarde a morte com paciência, como uma dissolução dos elementos que constituem o organismo de todo ser animado. Se estes elementos não sofrem dano algum ao transformar-se perpetuamente de um estado ao outro, porque te inspiram desconfiança ou temor? Tudo se encontra regido pela Natureza, logo não há nenhum perigo.
MARCO AURÉLIO, Pensamentos, Livro II.17.

Se alguém me consegue mostrar e provar que estou errado no pensamento ou na ação, eu mudo de bom grado. Eu procuro a verdade, o que ainda nunca magoou ninguém. Só a persistência na auto-ilusão e na ignorância é que magoa. - IDEM, VI.21.


*************************************************************************************************
- Leia AQUI a obra completa de Marco Aurélio.
- Ver a biografia McLYNN, Frank. Marco Aurélio: guerreiro, soldado e imperador. Lisboa: Civilização, 2010.

0 comentários:

Enviar um comentário