sábado, 20 de junho de 2015
O lançamento de Roma Antiga - de Rômulo a Justiniano, pela LP&M (Porto Alegre, 2014), supre, acima de tudo, a imensa lacuna de livros sobre a civilização romana disponíveis no Brasil. É verdade que em Portugal há uma oferta maior de obras sobre Roma e a Antiguidade. Contudo, só uma pequena parcela do que foi escrito sobre tais temas foi traduzido para a língua de Camões.
Confesso que titubeei quando encontrei este livro na Logos. Afinal, já li diversos livros sobre a civilização romana, e até escrevi uma dissertação de mestrado sobre o tema. Assim, o que um livro generalista poderia trazer de novo? Contudo, felizmente, me surpreendi. Thomas R. Martin, doutor em filologia clássica pela Universidade de Havard, escreveu um excelente livro, aliando erudição e linguagem acessível.
Sendo mais específico, são qualidades do livro a farta utilização de fontes primárias, a narrativa cronológica (a "espinha dorsal" da História, segundo Barbara W. Tuchman) e a incrível capacidade de ser bastante informativo e objetivo ao mesmo tempo (o livro tem 317 páginas). Trata-se, definitivamente, de um livro para leigos e especialistas.
Para finalizar, destaco um excerto do texto da contracapa do livro:
De um pequeno, pobre e ameaçado povoamento com poucos habitantes, Roma se transformou em um império que se estendeu pela Europa, norte da África e Oriente Médio. A influência romana é igualmente penetrante: conceitos e instituições fundadores da civilização ocidental de hoje lá se originaram. Para desvendar a ascensão e a espetacular queda deste que é considerado por muitos o maior império de todos os tempos, Thomas R. Martin parte do período da fundação de Roma por Rômulo, no século VIII a.C., até o domínio de Justiniano no ano de 600 d.C., numa narrativa envolvente e multidisciplinar, que entrelaça história social, política, religiosa e cultural.
0 comentários:
Enviar um comentário