“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Cartago e os Sacrifícios de Crianças

domingo, 22 de novembro de 2015

Tophet de Cartago

"Assim, com plena consciência os cartagineses ofereciam os seus próprios filhos, e aqueles que não tinham filhos compravam os pequenos de pessoas pobres, e cortavam as suas gargantas, como se fossem cordeiros e aves pequenas." 
Plutarco, Moralia II.171C 

Uma das questões mais debatidas acerca do Mundo Antigo é se os cartagineses praticavam ou não sacrifícios humanos - mais especificamente, o sacrifício de crianças. Plutarco e outros escritores gregos e latinos reportam que os cartagineses ofereciam as suas próprias crianças aos deuses como oferendas sacrificais. A descoberta no extramuros de recintos ao ar livre  - denominados tophets - com urnas contendo animais e crianças cremadas parece corroborar a prática. A ideia de que os cartagineses sacrificavam ritualmente suas crianças era aceita pelos pesquisadores até os anos 1970, quando um número crescente passou a duvidar de tal prática.

Recentemente, contudo, um estudo intitulado Cemetery ou sacrifice? (Antiquity, dezembro de 2013, vol. 87, nº 338) refutou tal posição, fornecendo uma compreensiva evidência de que os cartagineses realmente sacrificavam suas próprias crianças. 

Leia a matéria completa (em inglês) no site Biblical Archaeology

0 comentários:

Enviar um comentário