“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Dia da Bandeira do Brasil

quinta-feira, 19 de novembro de 2015



Na ausência da monarquia, a bandeira poderia tornar-se a virtual personificação do Estado, da nação e da sociedade, como nos EUA, onde a prática da veneração à bandeira como ritual diário nas escolas do país se difundiu desde fins da década de 1880, até que se tornou universal. 
Eric Hobsbawn, A Era dos Impérios (cap. 4).

A atual bandeira do Brasil foi instituída no dia 19 de novembro de 1889. Ela substituiu a primeira bandeira do Governo Provisório, que durou apenas quatro dias. Como se vê, esse primeiro lábaro republicano era praticamente um plágio do pendão estadunidense. Nosso modelo de república federativa também se espelhou na república norte-americana, de onde também surgiu a nossa veneração à bandeira (hoje já bem fraca... muitos só conhecerão uma versão forçada da mesma, quando terão que prestar o juramento à bandeira aos 18 anos). 

Em 1906, para homenagear o símbolo da nossa pátria, surgiu o Hino à Bandeira do Brasil. A letra é de Olavo Bilac (1865-1918) e a música é de Francisco Braga (1868-1945). Confira, abaixo, a bela melodia executada pelo Luiz Trevisani:


0 comentários:

Enviar um comentário