“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«Liberdade a Qualquer Preço», de Ann Vitorovich

sábado, 19 de dezembro de 2015




O falcão de bronze fincado na mão estendida da estátua parecia prestes a voar. Para os irmãos gêmeos Voja e Cevja, o monumento Mensageiro da Vitória se revelava mais do que um símbolo patriótico. Simbolizava o desejo por liberdade. Eles desejavam ser livres para viver sua fé e seus valores em um país no qual suas escolhas fossem respeitadas.

Vítimas do repressivo sistema comunista da antiga Iugoslávia, os gêmeos logo seriam convocados para o serviço militar obrigatório. Mas, antes disso, eles partiram em busca de uma nova vida no mundo livre. Até então inseparáveis, os irmãos precisaram escapar por caminhos diferentes. Em todas as rotas, depararam-se com obstáculos que pareciam intransponíveis. 

Esse livro foi a minha leitura deste sábado e, até agora, estou contagiado com sua história de fé e superação. O relato de Ann Vitorovich, que veio a ser esposa de Voja, quando ele enfim pôde realizar o "sonho americano", é envolvente do início ao fim. Ao mistério, suspense e romantismo da história verídica de seus protagonistas, ela acrescentou uma série de dados históricos e culturais. Assim, podemos ter alguns lampejos da rica história dos povos dos Bálcãs, da Idade Média à Guerra Fria.       

0 comentários:

Enviar um comentário