“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Estilo de Jesus

sábado, 14 de dezembro de 2019

Cristo pregando, c. 1652, gravura de Rembrandt (1606-1669). 

Orador excepcional, que possui um conhecimento impecável dos meandros do coração humano, Jesus fascina as multidões. Sabe adaptar seus propósitos a seu auditório. Em Jerusalém, diante das pessoas do Templo, dos escribas e dos doutores da Lei, ele maneja de maneira espantosa as referências à Bíblia hebraica. A seu auditório rural da Galileia, reserva uma linguagem metafórica, plena de sabor semítico, que busca seus exemplos em cenas da vida cotidiana.

Podemos creditar a Jesus um grande senso de observação. Ele evoca as semeaduras, as colheiras, as vindimas, os ramos de videira que é preciso enxertar nas cepas, o pastor que vigia suas preciosas ovelhas ou parte à procura daquela que se perdeu, as relações do pai com seus filhos, do senhor com seus servidores, do anfitrião com seus convidados. Ele conhece os reflexos meteorológicos dos seus interlocutores: "Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio." Ele sabe que ninguém cose remendo de pano novo em uma roupa velha; porque o remendo novo repuxa a roupa velha e o rasgo fica ainda maior. Ele não ignora que uma árvore boa pode dar bons frutos, mas que uma má escolhida produz sempre frutos detestáveis. Nada lhe escapa das pessoas com as quais se relaciona. Ele denuncia o intendente desonesto ou o rico insensato, evoca até os ladrões que saqueiam as casas depois de ter previamente amarrado o proprietário vigoroso. É sensível à beleza, à poesia da natureza, obra do Criador, admira os pássaros, os corvos que não semeiam nem segam, mas que Deus alimenta. E as flores, como esquecê-las? "Considerai como crescem os lírios do campo", diz ele a seus discípulos, "eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles."

PETITFILS, Jean-Christian. Jesus - a Biografia. Tradução de Lea P. Zylberlicht e Gian Bruno Grosso. São Paulo: Benvirá, 2015, p. 111-112. 

0 comentários:

Enviar um comentário