“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Objetivismo de Ayn Rand (1905-1982)

domingo, 18 de dezembro de 2022

 

A essência da filosofia de Ayn Rand é que o homem é um ser heroico, com sua própria felicidade como o propósito moral de sua vida, suas conquistas produtivas como sua atividade mais nobre, e com a razão como seu único absoluto. A metafísica do objetivismo é a realidade objetiva. Sua epistemologia é a razão. Sua ética é o interesse próprio. Por fim, sua política é o capitalismo. O homem, portanto, é um fim em si mesmo; "dá-me a liberdade ou dá-me a morte."

O objetivismo sustenta que:

1. A realidade existe como um absoluto objetivo, ou seja, fatos são fatos, independentemente dos sentimentos dos homens, de seus desejos, esperanças ou medos.

2. A razão, faculdade que identifica o material provido pelos sentidos humanos, é o único meio humano de perceber a realidade, sua única fonte de conhecimento, seu único guia para a ação, seu meio básico de sobrevivência.

3. Todo homem é um fim em si mesmo, não um meio para os fins de outros. Ele deve existir para seu próprio bem e por conta própria, sem sacrificar-se pelos outros ou sacrificar os outros para seu benefício. A busca do interesse próprio racional e da própria felicidade é seu maior propósito moral na vida.

4. O sistema político-econômico ideal é o capitalismo laissez-faire. Trata-se de um sistema no qual os homens lidam uns com os outros, não como vítimas e algozes, mas como negociantes, em trocas livres e voluntárias para benefício mútuo. É um sistema onde nenhum homem pode obter qualquer valor de outro pelo uso da força física, e nenhum homem pode iniciar o uso da força física contra os demais. O governo age apenas como um policial que protege os direitos dos homens; ele usa a força física somente para retaliação e somente contra aqueles que iniciaram o uso da força física (criminosos ou invasores externos). Num sistema de capitalismo completo, deveria haver uma total separação entre o Estado e a economia, da mesma maneira e pelos mesmos motivos que foram separados o Estado e a Igreja.

Adaptado de CONSTANTINO, Rodrigo. Pensadores da Liberdade. São Paulo: Faro Editorial, 2021, p. 193-194.

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