quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Em julho de 552, foi travada a Batalha de Tagina, também conhecida como Batalha das Tumbas dos Galos (Busta Gallorum), perto da atual Gualdo Tadino, Itália.
As forças do Império Romano do Oriente (ou Bizantino) foram comandadas por Narses, ao passo que os ostrogodos foram liderados pelo seu rei, Tótila. Narses utilizou uma tática defensiva forte, posicionando a sua infantaria germânica no centro, em formação densa e flanqueando-a com tropas bizantinas e 4 mil arqueiros em cada ala.
Após uma vitória decisiva dos bizantinos, os ostrogodos abandonaram a formação e fugiram no início da noite. Tótila foi morto, provavelmente durante o tumulto da fuga, e o caminho se abriu para a conquista bizantina total da Península Itálica.
A vitória de Narses em Tagina foi decisiva, marcando um ponto crucial da Guerra Gótica (535-554). Embora os ostrogodos ainda tenham tentado reagrupar-se sob o sucessor de Tótila, Teia, a derrota final na Batalha de Mons Lactarius, no ano seguinte, marcou o fim do domínio ostrogótico na Itália.
0 comentários:
Enviar um comentário