“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Os Jogos da Antiguidade

quinta-feira, 4 de agosto de 2016


Até o dia 02 de outubro de 2016, o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, abrigará a exposição Os Jogos da Antiguidade - Grécia e Roma. Com obras de grandes museus gregos e italianos, a exposição exibe esculturas que representam atletas, objetos usados por eles, ânforas e mosaicos que retratam cenas esportivas. São cerca de 60 obras, algumas com mais de 2500 anos de idade.

Aproveito para deixar a seguinte citação, sobre o espírito de competição entre os gregos: 

"A competição, as exibições públicas de condição e poder e orgulho em ajudar os amigos e prejudicar os inimigos não são os termos com que explicamos o nosso comportamento para nós mesmos e para os demais. Um grego ficaria desconcertado com o nosso sistema de valores que parece (segundo o modelo do jogo) ter sido concebido de modo que o resultado mais provável seja um empate (o que pode explicar por que o críquete é o jogo inglês par excellence). Para nós, com nossos valores predominantemente cristãos, os valores gregos podem parecer estranhos. Para eles, porém, o sistema funcionava." 

JONES, Peter V. (org.). O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense. Tradução de Ana Lia de Almeida Prado. São Paulo, 1997, p. 134-135.

0 comentários:

Enviar um comentário