“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Os "Flagelos" dos Judeus

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Certos ilustres teólogos e pregadores, bem como certos santos devidamente canonizados do fim da Idade Média, dedicaram ao Diabo um interesse imoderado e persistente, especializando-se acessoriamente na perseguição de judeus. Debruçando-se sobre seus gestos e seus escritos, historiadores acreditam poder circunscrever deste ponto de vista um certo tipo reformador e profético, característico da época, e de que o doutor Martinho Lutero será o modelo mais acabado.

Tal foi o caso de São Vicente Ferrier (1350-1419) (acima), o mais célebre dos monges pregadores, que percorria a Espanha e a França, e cuja prédica provocou entusiasmo e trouxe mudanças consideráveis na vida moral dos indivíduos. Esse poderoso sedutor das multidões, que ainda hoje os católicos veneram como autêntico fazedor de milagres, permanece na imaginação popular como "o pregador do fim do mundo". Como julgava iminente o Juízo Final, dedicou-se particularmente à conversão dos judeus. À frente de um bando de flagelantes, irrompia nas sinagogas e exigia dos assistentes que rejeitassem imediatamente a Torá e aceitassem a Cruz. Não é de se espantar que os judeus tenham guardado dele uma detestável lembrança. De fato, São Vicente Ferrier entrou nas crônicas judaicas como o "Flagelo dos Judeus".

Não obstante, São Vicente recriminava os assassinatos de judeus. "Os cristãos não devem matar os judeus com o cutelo, mas com palavras", e tinha mesmo a seu respeito palavras bastante lisonjeiras, mas com a condição de que se convertessem. Caso contrário, prescrevia o isolamento hermético deles. Foi por sua instigação que criaram, em 1412, os primeiros guetos espanhóis, as juderías, e promulgou-se toda uma legislação antijudaica.

Um outro "flagelo dos judeus" foi São João de Capistrano (1383-1456). Enérgico inquisitor, foi considerado pelo seu biógrafo como "aquele de nossos santos que exerceu a ação mais marcante e mais decisiva sobre os homens e as coisas de seu tempo". Exerceu seu apostolado na Itália e na Alemanha. Ele escolhia para as suas arengas e sermões a morte, o julgamento e o inferno, e seus principais escritos são consagrados ao Anticristo, ao Juízo Final e ao Apocalipse. Raramente perdia a oportunidade de atacar em seus discursos o judaísmo. Ameaça com a cólera de Deus os príncipes que protegiam os judeus, e gabava-se de ter abolido os "privilégios diabólicos" de muitas comunidades judaicas.

É assim que nesses grandes homens de ação, de alma atormentada, a obsessão do fim do mundo ia de par com a do castigo e o ódio antijudaico. O célebre demagogo religioso Savonarola, durante alguns anos senhor incontestável de Florença, pertence à mesma categoria. Ele tinha visões e ouvia os diabos sussurrarem em seus ouvidos. Foi excomungado pela Igreja e queimado na fogueira.

O temperamento mais suave de outros santos célebres da mesma época não os impediu de odiar os judeus com igual virulência. São Bernardino de Siena (1380-1444), por exemplo, dizia que os judeus conspiravam contra os cristãos por meios de suas extorsões, ao atuarem como usurários, e através da medicina, roubando-lhes "a saúde e a vida". Seu caridoso discípulo, São Bernardino de Feltre (1439-1494), transmutava-se em "cão que ladra" (segundo sua própria expressão) quando tratava dos judeus. Sob sua enérgica iniciativa, os franciscanos criaram os montepios (fins do séc. XV), a fim de livrar os deserdados dos usurários cristãos ou judeus. Pregando em Trento, no Tirol, advertia aos fiéis do perigo judeu, e especifica que "a festa da Páscoa não passará sem que saibais de alguma coisa". Alguns dias mais tarde, explodia o célebre caso do assassinato ritual do pequeno Simão de Trento.      

Adaptado de POLIAKOV, Léon. De Cristo aos Judeus de Corte. Tradução de Jair Korn e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva: 1979, p. 123-126.

0 comentários:

Enviar um comentário