“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«A Ascensão do Cristianismo no Ocidente», de Peter Brown

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015


Uma das "pérolas" que trouxe de Portugal e que li em 2014 foi A Ascensão do Cristianismo no Ocidente (Lisboa: Presença, 1999). Integra uma coleção dirigida por Jacques Le Goff, e analisa a História da Europa sob os prismas da economia, política, religião, sociedade e cultura.

Está fora de dúvida que Peter Brown é uma autoridade sobre a Antiguidade Tardia e os primeiros séculos do cristianismo. Nas suas próprias palavras, "esta obra procura contar de forma própria uma história cujas linhas gerais são já bem conhecidas. Trata-se da história do papel assumido pelo Cristianismo nos últimos séculos do Império Romano, do ajustamento deste à era pós-imperial na Europa Ocidental, e da formação de uma Cristandade ocidental com características específicas através da lenta junção das antigas regiões interiores do Império Romano do Ocidente aos territórios não romanizados do Noroeste europeu, da Alemanha e da Escandinávia. O seu tema principal é a cristianização da Europa Ocidental, desde o aparecimento da Igreja cristã no Império Romano e a conversão de Constantino, em 312, até a adoção do Cristianismo na Islândia, no ano 1000" (p. 11). 

Assim, essa obra que exala erudição do início ao fim (com o único "pecado" de não apresentar as referências das inúmeras fontes citadas), traz diversas informações curiosas. Por exemplo, menciona que existia um ícone da Virgem com o Menino, trazido da Etiópia, na Caaba de Meca, antes da ascensão do Islã. Igualmente interessantes são os seus relatos sobre os missionários cristãos no mundo nórdico, no árduo e gradual processo de cristianização da Europa.

0 comentários:

Enviar um comentário