“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

29 Anos de História

quarta-feira, 13 de julho de 2016



Hoje eu completo 29 anos. Júlio César, o romano que inspirou a criação deste blog, também comemorava o seu aniversário a 13 de julho.

Sou muito feliz por todas as bençãos que tenho recebido de Deus ao longo dessas quase três décadas de vida. A maior das minhas realizações acadêmicas está acima: o diploma expedido pela Universidade de Lisboa que me conferiu o título de mestre em História

Quanto às realizações pessoais e profissionais, mencionarei alguns daqueles a quem mais devo agradecimentos. Para não me alongar, citarei apenas os representantes dos grupos mais marcantes da minha vida: meus parentes, meus professores, meus alunos e amigos e aqueles a quem chamo "heróis anônimos". São eles:  

O meu pai, meu herói. Nunca me esqueci de um conselho que ele me deu, quando era tão pequeno que ainda nem havia me alfabetizado: aquele que lê se torna sábio. Menciono também a mamãe, minha primeira professora de História. Lembro-me da infância, de quando me contava histórias bíblicas. Sem saber, estava preparando um historiador. Para finalizar, a minha esposa, leal companheira e fonte da minha inspiração;

Os meus professores, a começar pela Tia Léia, que com amor me alfabetizou;

Os meus alunos, a começar por aquele que, no início da minha carreira, me deixou uma lição inesquecível. Eu lecionava numa escola pública de Cariacica, numa periferia violenta e miserável. Certo dia, após tentar sem sucesso consertar minha lapiseira, joguei-a desmontada na lixeira da sala de aula. O aluno se deu ao trabalho de recolher cada peça, consertou-as e me devolveu a lapiseira, a qual guardo com inúmeras outras boas lembranças, de alunos e amigos amáveis e brilhantes que a cada dia me motivam a seguir adiante; 

Aquele senhor, provavelmente um morador de rua, que vi orando fervorosamente antes de fazer a sua refeição no restaurante popular de Vitória. Ele me fez refletir sobre o dom da vida, sobre as bençãos diárias que muitas vezes recebemos e nos esquecemos de agradecer. Hoje eu só quero agradecer a Deus por cada uma dessas bençãos. Faça-o também.

1 comentários:

Unknown disse...

então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes.
Salmos 126:2

Enviar um comentário