terça-feira, 26 de julho de 2016
Abril de 2003. Soldados norte-americanos preparam a derrubada da estátua do ditador Saddam Hussein, em Bagdá.
Julho de 2016. Um iraquiano que participou da derrubada da estátua se confessou arrependido de tê-lo feito. Além disso, criticou duramente o ex-presidente norte-americano George W. Bush e ao ex-premiê britânico Tony Blair, aos quais responsabiliza pelo caos atual do Iraque.
Leia mais no site da BBC Brasil.
"Deveríamos nós, portanto, tentar levar nossas concepções de democracia ao Oriente Médio? Em primeiro lugar, devemos ter em mente que liberdade e democracia não são necessariamente a mesma coisa. Determinado povo pode muito bem eleger um governo que deseje massacrar parte da população."
"Uma das acusações que o Oriente Médio costuma fazer é a de que o Ocidente já apoiou ditadores e não promoveu a democracia. Contudo, a democracia só é desejável ali onde as pessoas estão imbuídas do espírito de tolerância e moderação. A liberdade e a democracia não são propriedade de ninguém, e acreditar que são é impedir seu único desenvolvimento verdadeiro, isto é, seu único desenvolvimento natural. Como bem assinalou o médico de Macbeth, às vezes o paciente precisa cuidar de si mesmo. Nosso trabalho é garantir que ele não nos transmita nenhuma doença."
DALRYMPLE, Theodore. Qualquer coisa serve. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2016, p. 84.
0 comentários:
Enviar um comentário