“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Burro na Escola

terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Burro na Escola (1556), de Pieter Bruegel (1525?-1569). 
Kupferstichkabinett, Berlim, Alemanha.

Pieter Bruegel, o Velho, nasceu provavelmente em Breda, nos Países Baixos. Pouco se sabe sobre a sua vida, exceto que esteve na Itália, como tantos outros artistas nórdicos da sua época. Ele viveu e trabalhou em Antuérpia e Bruxelas, onde pintou a maioria dos seus quadros na década de 1560, a mesma década em que o inflexível duque de Alba chegou aos Países Baixos. 

Seus quadros, que incluem paisagens e cenas camponesas (do trabalho aos festejos), são exuberantes retratos da vida e dos anseios do povo flamengo. Nessas pinturas alegres - mas de maneira nenhuma simples - Bruegel "descobrira um novo reino para a arte que gerações de pintores holandeses depois dele iriam explorar a fundo" (Gombrich, 1999: p 383). Nesse gênero, Bruegel foi o maior dos mestres flamengos. 

Em sua gravura O Burro na Escola, Bruegel brinca com o enorme interesse pelos estudos demonstrado pela população flamenga. A legenda diz: 


Mesmo que um burro vá à escola, não se transforma em cavalo. 

Bibliografia consultada: GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Tradução de Álvaro Cabral. 16ª edição. Rio de Janeiro: LTC, s/d, p. 383.

0 comentários:

Enviar um comentário