“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Os Cuidados das Mulheres Romanas

sábado, 21 de outubro de 2017

Busto de mármore do séc. I de Popeia Sabina. Esposa do imperador Nero, Popeia era famosa em seu tempo por sua grande beleza. 
Museu Nacional de Roma, Palazzo Massimo.  

Os cuidados com a pessoa

"Começo pelos cuidados com a pessoa: são as vinhas cuidadas que dão vinho em abundância; sobre um solo cultivado se anunciam grandes colheitas. A beleza é um presente da divindade; mas quantas podem se orgulhar de sua beleza! A maior parte de vocês não receberam esse presente. Cuidados farão um belo rosto; um belo rosto descuidado se perderá, mesmo sendo parecido com o da deusa Idália. Se as mulheres, outrora, não deram todos os cuidados a seu corpo, é que, antigamente, seus maridos também não tinham todos esses cuidados. Se a túnica que cobria Andrômaca era de pano grosseiro, seria de espantar? Seu esposo era um rude soldado. Vemos a mulher de Ajax se apresentar ricamente vestida a um esposo com escudo feito de sete couros de boi? Outrora reinava uma simplicidade rústica; agora Roma está resplandecente de ouro e possui imensas riquezas do mundo que ela dominou. Vejam o Capitólio de hoje e o de outrora; diríamos que ele era consagrado a um outro Júpiter. (...) Que outros sintam simpatia pelo passado! Eu me felicito por ter vindo ao mundo só agora. Este século me agrada. É porque, hoje em dia, arrancamos da terra o ouro maleável, que trazemos de diversas margens conchas escolhidas, que vemos diminuir as montanhas à força de extrair delas o mármore, e que nossos molhes afastam as vagas azuis? Não, é que nós cuidamos do corpo e nossa época não conhece mais aquela rusticidade que sobreviveu a nossos primeiros antepassados. Mas também não vá carregar nas orelhas essas pedras preciosas, que o negro indiano recolhe na água verde, e não se mostre com vestimentas carregadas de ouro. Este fausto com que você quer me seduzir, muitas vezes nos afugenta." 

Outros conselhos práticos: 

O penteado - "É a singela elegância que nos agrada. Que se cabelo não esteja despenteado." 
A roupa - "Quando encontramos tantas cores por um preço menor, seria loucura vestir-se com toda sua fortuna! (...) Escolha-as com cuidado! Nem todas combinam com todas as mulheres. O negro fica bem numa pele resplandecente de brancura; (...) o branco fica bem nas morenas (...)." 
Outros meios de ser bela - "Estava prestes a adverti-las de que o forte odor do bode não deve sair de suas axilas, e de que suas pernas não devem ficar ásperas com os pelos grossos." 

Ovídio. A Arte de Amar. Tradução de Dúnia Marinho da Silva. Porto Alegre, RS: L&PM, 2001, Livro III, p. 80-88.

0 comentários:

Enviar um comentário