“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#HJ6 O Czar e o Judeu

domingo, 27 de outubro de 2019

Nicolau II, o último czar, em revista às tropas russas.

O Czar passa em revista um regimento e dirigindo-se a um soldado, pergunta: 

- Como te chamas? 

- David Bernstein, Majestade. 

- Você é feliz? 

- Como quer Vossa Majestade que eu seja feliz? Sou judeu, não posso abandonar o território em que estamos cercados, não posso ir a Moscou, não posso estudar, não posso chegar a ser oficial, não posso expressar minhas opiniões livremente, não posso alimentar minha família, não posso... 

- Ora, Bernstein! Achas que eu sou feliz? Meus ministros me roubam, meus conselheiros me enganam, armam complôs contra mim, vivo isolado e sou digno de mais compaixão do que tu... 

E o soldado: 

- Vossa Majestade quer saber de uma coisa? Vamos juntos para Nova York!

FINZI, Patricia et al. (edição, seleção e textos). Do Éden ao divã - Humor Judaico. São Paulo: Shalom, 1990, p. 32.

0 comentários:

Enviar um comentário