“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Um Antídoto para o Fanatismo

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

No dia 7 de janeiro de 2015, terroristas islâmicos assassinaram 12 pessoas num ataque contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo

"Eu nunca deparei com fanáticos que tivessem senso de humor. Nunca vi alguém que fosse capaz de se divertir à própria custa tornar-se um fanático (embora agudeza, sarcasmo e língua ferina sejam atributos de muitos fanáticos. Mas não senso de humor, muito menos em relação a si mesmo). O humor traz consigo um viés que permite enxergar, ao menos por um instante, coisas já conhecidas sob uma luz totalmente nova. Ou ver a si mesmo, ao menos por um instante, como os outros o veem. Esse viés nos convida a esvaziar o excesso de importância que se atribui a algo, principalmente a nós mesmos. Mais ainda: o humor geralmente implica uma medida de relativismo, de 'rebaixar o sublime' (e não raro esse rebaixamento é feito com exagero desmedido)." 

OZ, Amós. Mais de uma luz: fanatismo, fé e convivência no século XXI. Tradução de Paulo Geiger. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p. 40.

0 comentários:

Enviar um comentário