“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Titus Pullo e Lucius Vorenus

segunda-feira, 26 de abril de 2021

 

Titus Pullo (Ray Stevenson) e Lucius Vorenus (Kevin McKidd) na série Rome (HBO). Ao contrário do que é retratado nessa produção dos anos 2005-2007, ambos os legionários foram centuriões do exército de César.


Livro Quinto - A Sublevação da Gália

A revolta na Bélgica


Estavam nessa legião dois centuriões da maior bravura, que já se encontravam perto de assumir um posto de chefia mais elevado, Titus Pullo e Lucius Vorenus. Havia entre eles uma rivalidade contínua para verem quem seria promovido antes do outro e, todos os anos, disputavam a promoção com muita animosidade. Pullo, no momento em que nos batíamos com maior ardor junto das muralhas, disse: "De que estás à espera, Vorenus? Então que promoção esperas para recompensar o teu valor? Chegou o dia que vai decidir tudo entre nós." Após ter pronunciado estas palavras, avançou para fora do entrincheiramento e, encontrando o sítio em que a linha inimiga era mais densa, corre para lá. Vorenus também não permanece atrás das muralhas e, não querendo ser considerado menos valente, segue de perto o seu rival. Quando já está a pouca distância do inimigo, Pullo lança o seu dardo e trespassa um gaulês que tinha avançado ao seu encontro. Como este fica ferido de morte, os inimigos cobrem-no com os seus escudos, lançam todos ao mesmo tempo as suas armas de arremesso contra Pullo e impedem-no de avançar. O seu escudo é trespassado por um dardo, cujo ferro fica preso no cinturão. O mesmo golpe desvia a bainha e prende a sua mão direita que tentava tirar o gládio. Ao vê-lo assim atrapalhado, os inimigos envolvem-no. O seu rival Vorenus acorre para o ajudar. De imediato, a multidão de inimigos vira-se contra ele e deixa Pullo, que julgam trespassado de lado a lado pelo dardo. Vorenus, de gládio em punho, faz-lhes frente e luta corpo a corpo. Mata um, afasta um pouco os outros, mas deixando-se levar demasiado pelo seu ardor, lança-se para um buraco e cai. Foi a sua vez de ser envolvido mas Pullo vai em seu socorro e os dois, sãos e salvos, após terem morto muitos inimigos e se terem coberto de glória, fazem a sua entrada no acampamento. A fortuna, nesta luta de rivais, quis equilibrar os seus êxitos: cada um ajudou o outro e salvou-lhe a vida, sem que se pudesse decidir qual dos dois tinha sido mais valente.  

JÚLIO CÉSARA Guerra das Gálias. Introdução, biografia, notas e legendas das figuras de Victor Raquel. Tradução de Angelina Pires. Lisboa: Sílabo, 2004, Livro Quinto, XLIV, p. 180-181.

0 comentários:

Enviar um comentário