quarta-feira, 8 de janeiro de 2025
Na Rússia, na sequência de um surto de ataques violentos contra judeus - os pogroms -, foram fundados dois movimentos que encorajavam a emigração dos judeus para a Palestina, para trabalharem como agricultores na Terra de Israel (Eretz Yisrael), por forma a "redimi-la". Um desses movimentos ficou conhecido como Bilu, um nome formado a partir das iniciais da expressão bíblica Beth Jacob Lechu Venelcha: "Vinde, ó Casa de Jacob, caminhemos!" Os homens e mulheres jovens do Bilu, de orientação secular e socialista, omitiram a parte final da frase: "à luz do Senhor".
O segundo movimento nascido na Rússia designava-se Amantes de Sião (Hovevei Zion). A pequena conferência que determinou a sua fundação teve lugar em 1884, em Kattowitz, na Alta Silésia alemã, junto à fronteira com a Polônia russa. O seu presidente, Judah Leib Pinsker (que servira como médico na Guerra da Crimeia, 30 anos antes, e que fora distinguido pelo czar), originário de Odessa, fez sentir aos 36 delegados presentes a importância do "regresso ao solo" da Palestina. Contudo, embora tanto o Bilu como o Hovevei Zion advogassem a emigração para a Palestina e a criação de quintas e aldeias nesse território, a maioria dos judeus descontentes como destino os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Europa ocidental ou a África do Sul, procurando mais igualdade social e uma vida menos atingida pela pobreza.
Apenas uma pequena percentagem de judeus russos (nunca mais de 2% por ano) emigrou para a Palestina. Mas até esta pequena percentagem significou que chegaram à Palestina 25 mil judeus entre 1882 e 1903. O movimento ficou conhecido como a Primeira Aliyah, a palavra hebraica para "ascensão". Na Palestina, muitos destes imigrantes viviam da agricultura e recorrendo ao apoio financeiro dos Rothschilds, que durante vários anos encorajaram o trabalho dos judeus nas terras e vinhas pertencentes à família. Alguns dos pioneiros do Bilu trabalharam como assalariados na escola agrícola de Mikveh Israel. Um deles era Vladimir Dubnow, que assumiu o nome hebraico de Ze'ev (Lobo). A 21 de setembro de 1882, escreveu ao seu irmão Simon - que viria a ser um historiador de renome, convicto de que o grande contributo dos judeus ocorreria na Diáspora, e que foi assassinado pelos nazis quando tinha já mais de oitenta anos.
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