“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Qual Deus você tem apresentado?

sábado, 29 de outubro de 2016


Hoje uma garota me perguntou: "Quem é Deus?". Ela disse que observava as pessoas que se diziam "de Deus" mas, infelizmente, davam um péssimo testemunho. Não se engane, as pessoas que não conhecem a Cristo estão sempre observando o nosso comportamento.

Deus é espírito que criou e rege o universo. Deus derramou bondade e misericórdia em nossa vida e sussurra através da Sua Palavra o caminho que devemos seguir. Mas algumas pessoas religiosas acabam exagerando ao exigirem o que Deus não cobra e, muitas vezes, pregando o que a Bíblia não diz. Assim, ao invés de atrair, acabam afastando as pessoas da igreja e, principalmente, de Deus.

Alguns supostos representantes de Cristo, com seus discursos incisivos, fazem o cristianismo parecer algo ruim e inalcançável. Na verdade, o cristianismo nada mais é do que imitar as virtudes de Jesus, obedecer aos mandamentos e ser amigo de Deus. "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" e ao próximo como a ti mesmo, são os dois grandes mandamentos da Lei (Mt 22, 36-39).

Julgamentos indevidos, proibições exageradas e preconceitos não condizem com o cristianismo. O apóstolo Paulo, por exemplo, escreveu aos efésios que devemos falar a verdade com espírito de amor, crescer em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo (Ef 4, 15). Assim, evangelizar não significa impor aos outros nossas opiniões. Um aspecto importante do evangelismo é a forma como os cristãos vivem em amor na comunidade e uns com os outros. Jesus Cristo proclamou: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13, 34-35).

O Senhor Jesus exaltava os mandamentos, mas também ensinava com amor. O Salvador falava do Juízo Final e da destruição eterna, mas nunca se esquecia do perdão e da misericórdia de Deus. Não deveríamos fazer o mesmo?

Você acha que as pessoas que ainda não se converteram são "cabeça-dura"? Mas, que tipo de testemunho você tem apresentado? Que tipo de evangelho você tem proclamado ao mundo? Talvez você esteja apresentando um Deus tirano demais e tenha se esquecido do Deus de misericórdia e de infinita bondade.

**************************************************************
Brenda Fernandes, a autora desta reflexão publicada no boletim de sua igreja, é aluna do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Adventista de Vitória. Registro os meus sinceros agradecimentos.

0 comentários:

Enviar um comentário