“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#Herói John H. Weidner (1912-1994)

quinta-feira, 19 de março de 2020

John H. Weidner recebendo a Medalha da Liberdade dos Estados Unidos, em 1946, na Holanda. Créditos: U S Holocaust Memorial Museum

Em março de 1944, um bombardeiro britânico voou à Bélgica numa missão de resistência. Durante o voo, porém, foi abatido. Cinco dos dez ocupantes da aeronave morreram. Três sobreviventes foram capturados, mas os outros dois foram acolhidos por famílias belgas da aldeia de Zelate, onde estavam escondidos outros 47 aviadores aliados à espera de uma oportunidade para contatarem alguma rede de evasão.

Alguns judeus também eram salvos através de redes de fuga, sendo uma dirigida pelo holandês adventista do sétimo dia John Weidner, que conduzia os evadidos da Holanda para a Suíça. Cerca de 150 pessoas trabalhavam para a rede de Weidner; quarenta seriam presas e abatidas, inclusive a irmã de Weidner, Gabrielle. 

Saiba mais sobre essa história a partir da matéria publicada no site da Revista Adventista.      

Adaptado de GILBERT, Martin. A Segunda Guerra Mundial - os 2174 dias que mudaram o mundo. Tradução de Ana Luísa Faria e Miguel Serras Pereira. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014, p. 636-637.

0 comentários:

Enviar um comentário