quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Para a Feira Mundial de Paris de 1937, a Alemanha nazista enviou estátuas monumentais, masculinas, marciais e abusivamente físicas. A intenção era fazer um contraponto à estátua de trabalhadores-heróis comunistas do pavilhão soviético, precisamente defronte ao pavilhão alemão.
Nesse sentido, Josef Thorak criou Kameradschaft ("Camaradagem"), uma das estátuas alemãs mais famosas e escolhida para ficar diante do pavilhão germânico. Mais tarde, tal estátua passou a decorar o novo Museu de Arte Alemã de Munique, inaugurado no mesmo ano da exposição parisiense. Duas enormes figuras masculinas nuas, modelos do chamado homem "ariano", com músculos protuberantes e rostos cinzelados, erguem-se desafiadores lado a lado, apertando a mão um do outro. Trata-se de uma expressão de elo de camaradagem sem igual entre irmãos de raça e companheiros soldados. Têm os semblantes implacáveis, inflexíveis e orgulhosos; aqui não se vê movimento para a frente (como no caso das estátuas do "realismo socialista"), só defesa inexorável. Essa estátua de guerreiros raciais tem um cariz homoerótico poderoso.
Bibliografia consultada: OVERY, Richard. Os Ditadores - a Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler. Tradução de Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009, p. 272.
2 comentários:
Belíssima! Masculinamente sedutora!
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