“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Civilização Hindu

sábado, 9 de maio de 2015

1. As origens das civilizações chinesa e indiana (hindu)

Assim como nas demais sociedades antigas, na China e na Índia os rios também foram importantes para a formação dos primeiros núcleos urbanos.

A ocupação humana organizada na Ásia ocorreu, na China, nas grandes planícies do Norte, onde a terra é amarela, chamada de loess, propícia à agricultura. A sedentarização na China foi propiciada pelos rios Yang-Tsé-Kiang (Azul) e Hoang-Ho (Amarelo). As preocupações relacionadas às dificuldades práticas da vida marcaram a cultura chinesa antiga (por exemplo, a organização das estruturas de poder e a preocupação com a segurança diante de ameaças externas).

A Índia foi povoada quando surgiram cidades com estruturas básicas. A grande pluviosidade foi, sem dúvida, o motivo que atraiu sucessivas levas de novos habitantes. Além disso, os rios Indo e Ganges foram fundamentais para o desenvolvimento da civilização hindu. A civilização indiana formou um "Império do Espírito", o que provocou um desligamento com relação à memória. Isso traz dificuldades para o estudo da sua história.

2. A sociedade do Vale do Indo



Foi no Vale do Rio Indo que surgiu o mais antigo agrupamento humano na Índia, há mais de cinco mil anos. O desenvolvimento da agricultura e a consequente sedentarização possibilitou o surgimento de cidades. O auge dessa civilização se deu entre 2800 a.C. e 1900 a.C.

Dentre as cidades mais antigas do Vale do Indo, destacam-se Mohenjo-Daro (abaixo) e Harappa, algumas das primeiras cidades planejadas da história. Essas cidades impressionaram seus descobridores devido a sofisticação, o tamanho e, principalmente, a organização. 


A civilização do Vale do Indo possuía cerca de 5 milhões de habitantes, sendo a mais populosa do mundo à sua época. Seu desaparecimento se deu por volta do séc. XV a.C. As principais teorias são que o declínio foi provocado por problemas ambientais e/ou um desastre natural, mas as causas ainda são obscuras.

      A. Período Veda

Esse período estendeu-se de 1500 a 500 a.C., na área correspondente à planície do Rio Ganges. Nesse período, foram produzidos e organizados uma grande quantidade de textos conhecidos como literatura védica.

De modo geral, os escritos védicos refletem um intenso politeísmo, a característica mais marcante do hinduísmo.

Os primeiros líderes religiosos dessa fase foram chamados de brâmanes. Já os líderes políticos vieram a ser conhecidos como rajas.


Os vedas estavam socialmente divididos em castas  - o que significa que os indivíduos herdavam seu ofício e status e só podiam se casar com membros do seu estrato social. Além disso, as interações sociais baseavam-se na exclusão fundamentada em noções culturais de pureza e poluição, reforçando o preconceito contra os menos favorecidos (sudras e dalits [ou párias]).

      B. O nascimento do budismo na Índia

Segundo a tradição, Sidarta Gautama (nascido na década de 560 a.C., no atual Nepal) teria atingido a "iluminação" e, após isso, teria difundido uma mensagem que, por sua simplicidade, se distinguia dos complexos rituais vedas. Assim, o budismo passou a ter um apelo popular muito forte.

O cerne do budismo é o Caminho Óctuplo, que tem a ver com vida, pensamento, expressão, ação, observância e meditação corretos. O objetivo é se libertar do ciclo de reencarnações e atingir o nirvana.
           
      C. O Império Mauria

Entre os séculos III e I a.C., o Império Mauria desenvolveu-se e tornou-se o maior da história do subcontinente indiano (veja o mapa abaixo). O fundador desse império foi Chandragupta Mauria (340-298 a.C.).

Outro imperador que se destacou nesse período foi Ashoka (269-232 a.C.). Conta-se que, após uma batalha sangrenta, ele voltou-se para o budismo. Produziu os Éditos de Ashoka, uma das principais fontes documentais do seu reinado. 


Aproximadamente 55 anos após a morte de Ashoka, o Império Mauria desintegrou-se.

Entre os séculos I a.C. e III d.C. a Índia atravessou uma fase de descentralização política. Os vários reinos que surgiram nessa época mantiveram contatos econômicos e culturais entre si e com outros povos. Romanos, no Ocidente, e malaios e indonésios, no Oriente, estiveram entre os povos que mantiveram contatos constantes com a Índia.

Entre os séculos II e V a cultura indiana se desenvolveu, com o fortalecimento da matemática, da medicina e da veterinária. Os algarismos indo-arábicos foram levados para o Ocidente.

Séculos depois, a Índia passou a travar contatos com as civilizações islâmica (séc. VII) e europeia (séc. XV). O islamismo se estabeleceu como uma força poderosa, especialmente no norte indiano.

1 comentários:

Walter Lucas M. G. de souza disse...

muito legal

Enviar um comentário