“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

«A República e o Espírito Santo»

sábado, 3 de outubro de 2015

Vista parcial da rua do Comércio (atual Florentino Avidos) e da escadaria do Palácio (atual Bárbara Lindemberg), em Vitória, ES. Desta imagem só sobrou a escadaria. Foto de 1928. 


Publicado pela vitoriense Multiplicidade, a presente edição foi revista e ampliada em 2005. A Prof.ª Ma. Regina R. Hees foi professora do Departamento de História da UFES entre 1965 e 1991, enquanto que o Prof. Dr. Sebastião P. Franco é professor desse departamento e de seu programa de Pós-Graduação até o presente.

Com muitas fontes iconográficas, o livro explica a campanha republicana no Espírito Santo, bem como a consolidação da República em terras capixabas; trata dos aspectos econômicos da Primeira República, destacando as administrações arrojadas de Moniz Freire, Jerônimo Monteiro e Florentino Avidos; o esforço de expansão da escolarização nessa primeira fase republicana; o processo imigratório em terras capixabas; a Revolução de 1930 e o seu impacto no referido estado; os aspectos socioculturais entre 1900 e 1960; a Segunda Guerra Mundial e os seus reflexos no Espírito Santo; a queda de Vargas e a redemocratização e, finalmente, o Espírito Santo e as mudanças estruturais após os Grandes Projetos Industriais, implementados a partir dos anos 1960.

0 comentários:

Enviar um comentário