quarta-feira, 8 de março de 2017
As medalhas dos campeões da edição do ano passado do Prêmio Clio.
I. Justificativa
"[Os estudos] podem ser dirigidos de tal maneira que propenderão ao fortalecimento e à formação do caráter. Quanto a nenhum outro estudo isto é mais verdade do que em relação ao de História." Educação, p. 238.
"A ciência dos homens no tempo", como Marc Bloch definiu a História, é fundamental para a formação cívica e humanística, bem como para a compreensão das profecias bíblicas e do mundo em que vivemos. Assim, incentivar o seu estudo, em total integração fé e ensino, fortalecerá a identidade da nossa instituição e ampliará o senso crítico, a capacidade reflexiva e o respeito ao patrimônio histórico e cultural.
"A ciência dos homens no tempo", como Marc Bloch definiu a História, é fundamental para a formação cívica e humanística, bem como para a compreensão das profecias bíblicas e do mundo em que vivemos. Assim, incentivar o seu estudo, em total integração fé e ensino, fortalecerá a identidade da nossa instituição e ampliará o senso crítico, a capacidade reflexiva e o respeito ao patrimônio histórico e cultural.
II. Definição
O Prêmio Clio, já em sua terceira edição no Colégio Adventista de
Vitória, premiará os dois alunos que mais se destacaram no aprendizado da
disciplina de História.
III. As fases do concurso
A seleção do Prêmio Clio se dará em duas fases.
A primeira fase ocorrerá ao longo do primeiro semestre. Salvo em
casos de desistência, todos os alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio estarão automaticamente inscritos. Ao
final do segundo bimestre, os dois alunos com maior média parcial em História
de cada uma dessas turmas estarão classificados para a fase seguinte.
A divulgação da lista dos classificados será feita no blog do professor, logo após o encerramento do
segundo bimestre. No blog, todas as
informações relativas ao certame deverão ser buscadas na categoria "Prêmio
Clio", na lateral direita da página.
A segunda fase consistirá na aplicação de uma prova discursiva,
baseada em bibliografia previamente indicada. A aplicação da prova se dará no
início do terceiro bimestre, logo após o retorno do recesso de julho, em data
ainda a ser divulgada no blog.
Em caso de empate, em qualquer uma das fases, a nota alcançada no
primeiro bimestre na disciplina de História será utilizada como critério de
desempate. Persistindo o empate, a nota do segundo bimestre definirá o
classificado. Em ambos os casos, as notas obtidas na recuperação não serão
consideradas.
Serão premiados:
o aluno vencedor das turmas do 7º, 8º e 9º
anos do Ensino Fundamental II; e
o aluno vencedor das turmas do Ensino
Médio.
IV. Eliminação
Serão eliminados do Prêmio Clio os candidatos
- que faltem ou se atrasem para a realização da prova de seleção
(a mesma não terá 2ª chamada);
- que tenham perturbado seus concorrentes, buscado informações ou
consultado materiais, ou ainda utilizado qualquer aparelho eletrônico durante a
aplicação da prova de seleção;
- cujas provas estiverem sem identificação ou que não tenham sido
respondidas a caneta esferográfica azul ou preta.
IV. Recursos
Todas as provas serão arquivadas após a correção. Poderão consultá-las
apenas os candidatos que solicitarem a vista. Caso queira, o candidato poderá
interpor recurso, no mesmo dia da vista da prova. A contestação, devidamente
fundamentada, deverá ser enviada para o e-mail do professor (<rleiteixeira@gmail.com>).
A resposta será encaminhada ao candidato em até 48 horas.
Os casos omissos deste edital serão decididos pelo professor, em
conjunto com a coordenação pedagógica da instituição.
V. Premiação
Uma cesta de livros, para cada um dos dois vencedores, e um prêmio
simbólico para os segundos colocados.
Os três primeiros colocados de cada segmento também receberão
medalhas de honra ao mérito, a serem entregues, juntamente com a premiação,
numa cerimônia especial da capela.
VI. Bibliografia
indicada para a prova da segunda fase[1]
Ensino
Fundamental
7º ano:
WHITE, Ellen G. O Grande
Conflito. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira [várias edições].
Apenas os capítulos 6 ("Dois heróis da Idade Média") , 7 ("A
influência de um bom lar"), 8 ("O poder triunfante da verdade")
e 9 ("A luz na Suíça").
8º ano:
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
SCHWARCZ, Lilia M. & SPACCA. D. João Carioca. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
9º ano:
MUNDY, Susi H. & SCHURCH, Maylan. Mil cairão ao teu lado. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora
Brasileira, 2004.
SANTRAC, Alexsandar S. "O Iluminismo e a cosmovisão cristã: a perspectiva faz toda a diferença" .
Ensino
Médio
1º ano:
HASEL, Michael. "Os críticos pós-modernos da Bíblia e a arqueologia atual".
SCHWANTES, Siegfried J. "Deus e a História: Uma perspectiva bíblica".
SILVA, Rodrigo. Escavando a
verdade. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2014.
2º ano:
MUNDY, Susi H. & SCHURCH, Maylan. Mil cairão ao teu lado. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora
Brasileira, 2004.
ROTH, Ariel A. "Quando a ciência rejeitou a Deus".
WHITE, Ellen G. O Grande
Conflito. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira [várias edições].
Apenas os capítulos 15 ("A Escritura Sagrada e a Revolução Francesa")
e 16 ("O mais sagrado direito do homem").
3º ano:
GARSCHAGEN, Bruno. Pare de
Acreditar no Governo - Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam
o Estado. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 2015.
KULAKOV, Mikhail P. & SCHURCH, Maylan. Ainda que caiam os céus. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora
Brasileira, 2010.
[1] Os livros que constam nesta bibliografia poderão ser
tomados emprestados na biblioteca, adquiridos no SELS ou, ainda, diretamente
com a Casa Publicadora Brasileira (http://www.cpb.com.br/). O livro O Grande Conflito pode ser acessado no
seguinte site: <http://ellenwhite.cpb.com.br/>. Os artigos indicados
estão disponíveis na internet. Em
todo caso, é de inteira responsabilidade dos concorrentes reunir e estudar a
bibliografia exigida para as suas respectivas provas.
0 comentários:
Enviar um comentário