“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Seminário "Racismos"

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Proponho o seminário interdisciplinar "Racismos - da exploração oceânica ao abolicionismo". Segue bibliografia indicada para tal seminário:

BETHENCOURT, Francisco. Racismos - das Cruzadas ao Século XX. Tradução de Luís Oliveira Santos e João Quina Edições. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. > Disponível AQUI.

Entendendo o racismo como preconceito em relação à ascendência étnica combinado com ação discriminatória, um fenômeno relacional que sofre alterações com o tempo, as apresentações abrangerão um recorte temporal extenso, com áreas geográficas variadas e bem além das vítimas recorrentes - negros ou judeus, por exemplo.

Para cada apresentação serão disponibilizados entre 12 e 15 minutos. Elas deverão contar com o recurso do PowerPoint, a fim de exibir as principais imagens referenciadas no livro (mas, atenção, NÃO as reproduza do PDF, uma vez que nele elas não são coloridas). O domínio do tema, a clareza e a objetividade serão os principais critérios a serem avaliados. 

A fim de facilitar o trabalho dos grupos, e também para promover uma uniformização das apresentações, todos deverão seguir o seguinte Modelo de PowerPoint.  

O seminário será separado por blocos de apresentações, tomando por base as partes e os capítulos do livro. São eles:

Bloco 1 - Exploração Oceânica
1.1 Hierarquias de continentes e povos

1.2 Africanos

1.3 Americanos

1.4 Asiáticos

1.5 Europeus

Bloco 2 - Sociedades coloniais
2.1 Classificação étnica 

2.2 Estrutura étnica

2.3 Projetos e políticas

2.4. Discriminação e segregação

2.5 Abolicionismo

0 comentários:

Enviar um comentário