“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#IMH Atividades 1

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Os alunos do 1º ano da EEEM "Irmã Maria Horta" deverão ter o caderno completo com os conteúdos de "Introdução aos Estudos Históricos" para responderem as questões abaixo. Caso não tenha as anotações, é possível copiá-las a partir de uma entrevista disponível aqui. Nesse caso, concentre-se nas questões são a 4, a 5, a 8 e a 9.

Não é necessário transcrever as perguntas que se seguem; basta respondê-las no caderno e apresentá-las ao professor na aula do dia 3 de março de 2020. A fim de facilitar a resolução das atividades, recomendo a todos acessarem a entrevista indicada acima.

1. Com a definição de História de Marc Bloch em mente, explique porque é errado dizer que a História estuda o passado.  

2. Explique de que forma a historiografia positivista contribuiu para reforçar a posição das elites ao longo da História. 

3. Defina materialismo histórico dialético. Qual corrente historiográfica criou esse conceito?

4. Pesquise sobre um tipo de pesquisa inovadora desenvolvida pelo movimento dos Annales. Você pode pesquisar pelos trabalhos dos seguintes historiadores: Marc Bloch, Lucien Febvre, Jacques Le Goff, Georges Duby, Fernand Braudel, Jacques Revel, Pierre Nora, Emmanuel Le Roy Ladurie, dentre outros. 

5. Os Annales ampliaram o conceito de fonte ou documento histórico, que passou a incluir não apenas documentos escritos, mas também toda sorte de documentos não escritos. Nesse sentido, faça uma pesquisa e dê um exemplo de fonte histórica iconográfica, e um exemplo de fonte material. 

6. Imagine que um historiador do futuro se proponha a pesquisar sobre a EEEM "Irmã Maria Horta". Aponte pelo menos três tipos de documentos históricos aos quais ele poderia consultar.

7. Indique, em algarismos romanos, os séculos das datas abaixo:
a) 2330 a.C.
b) 1000
c) 810 a.C.
d) 44

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