“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Genes extintos no DNA humano atual

domingo, 20 de março de 2016


Dente encontrado na caverna de Denisova (divulgação/Nature)

A miscigenação na Pré-História era bem mais variada do que se imaginava. Um estudo do material genético do homem moderno e de dois ancestrais humanos neandertais e denisovanos mostrou que em vários momentos e em vários continentes ocorreram cruzamentos entre eles. 

Um pequeno percentual de genes desses ancestrais humanos extintos ainda está presente no ser humano moderno, mas em diferentes proporções, revelando a história das migrações pré-históricas. 

Fósseis já haviam demonstrado que houve convivência entre o homem moderno e seus primos arcaicos encontrados em cavernas, o homem de Neanderthal (Alemanha) e o de Denisova (Sibéria, na Rússia). Enquanto o primeiro já era conhecido desde 1856, o segundo só foi descoberto em 2008. 

Do homem de Denisova existem somente dois dentes, um osso de dedo da mão e outro dedo do pé, com idade aproximada entre 40 e 50 mil anos. Assim, os denisovanos são conhecidos mais pelos seus genes que aparecem em humanos modernos, conforme explica Joshua Akey, líder da equipe de pesquisa da Universidade de Washington, Seattle (EUA). 

Fonte: A Tribuna (20/03/2016) 

0 comentários:

Enviar um comentário