“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Novo Templo para os deuses nórdicos

domingo, 27 de março de 2016

O neopaganismo tem ganhado cada vez mais adeptos entre os islandeses.


Desde que o cristianismo começou a ser difundido nos países escandinavos, entre os séculos VIII e XII, a construção de templos em homenagem aos deuses do paganismo nórdico esteve suspensa. Contudo, isso começa a mudar. Uma organização islandesa para a promoção da fé nos deuses nórdicos levantou fundos para construir o primeiro templo pagão em um milênio. Ele será dedicado a deuses como Thor, Odin e Freya. 

O templo terá forma circular e será construído próximo à capital do país, Reykjavik. Casamentos, batizados, missões para adolescentes, a tradicional cerimônia de "Blot" e funerais estão previstos para as suas atividades. 

Para o alto sacerdote da religião, Hilmar Orn Hilmarsson, não se trata apenas de fé. As lendas pagãs são encaradas "como metáforas poéticas e uma manifestação de forças da natureza e da psicologia humana". Seja como for, o número de seguidores de sua sociedade triplicou na última década, e com a construção do templo a tradição pagã deve ganhar ainda mais força.  

Fonte: Galileu   


Nota: Anos atrás, li uma notícia sobre o ressurgimento do culto aos deuses helênicos. Em 2005, seus seguidores na Grécia foram calculados em cerca de 2 mil, e alguns chegam a ostentar pequenas estátuas dos deuses em suas residências. Uma reportagem mais recente aponta que os 'seguidores de Zeus' têm assumido uma postura hostil ao cristianismo. Há mais de um século, Ellen G. White escreveu: "Ao nos aproximarmos do fim do tempo, haverá maiores e sempre maiores demonstrações externas do poder pagão; deuses pagãos revelarão seu assinalado poder e se exibirão diante das cidades do mundo. E este plano já começa a cumprir-se" (Testemunhos para ministros e obreiros evangélicos, pp. 117-118). 

Saiba mais sobre a paganização da nossa sociedade.

0 comentários:

Enviar um comentário