“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Início da Guerra do Vietnã

domingo, 18 de março de 2018

O contratorpedeiro americano USS Maddox, pivô de um episódio chave no início da Guerra do Vietnã.

Em 1964, no Vietnã, o governo militar de Saigon continuava determinado a acabar com a influência política e a superioridade militar do Vietcong. No dia 2 de fevereiro, o presidente Lyndon Johnson renovou a promessa que ele e seu antecessor (Kennedy) tinham feito de que os Estados Unidos continuariam a fornecer suporte militar contra a insurreição comunista. Contudo, hesitou em envolver-se mais no Vietnã, e através de um mediador, propôs a Ho Chi Minh uma redução da intensidade do conflito. Se os norte-vietnamitas aceitassem cortar seu apoio aos comunistas no Sul, os Estados Unidos dariam apoio econômico, e até reconhecimento diplomático, ao Vietnã do Norte. Se tal abrandamento não fosse aceito, os Estados Unidos estariam prontos a considerar ataques navais e aéreos contra o Vietnã do Norte. 

Com o fracasso das negociações, durante a primavera o presidente Johnson anunciou que o número de conselheiros americanos no Vietnã do Sul subiria de 15 mil para 20 mil. Muitos deles já participavam ativamente nos combates. Os novo efetivos chegaram bem no momento em que o Vietcong iniciava sua mais eficiente estratégia de longo prazo, a criação de uma linha de abastecimento de norte para sul, o Trilho Ho Chi Minh. Seu objetivo era evitar a Zona Desmilitarizada atravessando o vizinho Laos e reentrando no Vietnã do Sul pela fronteira laosiana. A via foi construída por engenheiros que contaram com moderno equipamento chinês e soviético. Ao longo dos seus 800 Km de extensão, foram construídos no subsolo quartéis, oficinas, hospitais, depósito de combustível e armazéns, tudo praticamente imune a bombardeios aéreos. Até finais de 1964, cerca de 10 mil militares norte-vietnamitas utilizaram o trilho para penetrar no Sul e tomar posições à volta da maior parte das suas cidades. 

Perante a crescente eficácia da infiltração do Vietcong no Sul, Johnson admitiu bombardear as suas linhas de abastecimento. No mês de junho de 1964, um projeto de resolução lhe deu poderes para enviar tropas estadunidenses para qualquer país do Sueste Asiático ameaçado de "agressão ou subversão" comunista. A primeira oportunidade surgiu a 2 de agosto, depois de um ataque secreto do Vietnã do Sul contra o Vietnã do Norte em que participou um contratorpedeiro americano denominado Maddox. Três navios do Vietcong atacaram o Maddox em águas internacionais, o que deu ao presidente norte-americano a oportunidade de que precisava. A "resolução do golfo de Tonquim" foi discutida no Congresso nos dias 6 e 7 de agosto. Só teve dois votos contrários no Senado; na Câmara dos Representantes ela foi aprovada por unanimidade. 

Imediatamente após a aprovação da resolução, bombardeiros americanos atacaram cinco instalações costeiras do Vietnã do Norte. Quatro navios-patrulha e um depósito de petróleo foram atingidos. Enquanto isso, em segredo, Johnson insistia em tentar convencer os norte-vietnamitas a cessar as hostilidades mediante as condições já lhes apresentadas. Os norte-vietnamitas, por sua vez, voltaram a rejeitar aquilo que consideraram uma solução dominada pela ameaça. Além disso, acreditavam na possibilidade de vitória.

Adaptado de GILBERT, Martin. História do Século XX. Tradução de Francisco Agarez. 3ª edição. Alfragide, Portugal: Dom Quixote, 2014, p. 410-411.

0 comentários:

Enviar um comentário