“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Retratos da Mulher Moderna

domingo, 4 de março de 2018

The Duchess of Sutherland (1904), de John Singer Sargent. 
Essa imagem foi compartilhada hoje no Twitter pelo perfil @ATrueArt .

John Singer Sargent nasceu em Florence, Estados Unidos, em 1856. Um dos artistas mais famosos e ricos do seu tempo, ele ficou conhecido como um pintor de cenas da sociedade. Excelente retratista, Sargent escandalizou e encantou a alta sociedade de Londres e Paris, com os seus majestosos retratos de corpo inteiro. Ele pintou de forma brilhante a opulência do estilo de vida dos seus modelos, embora fosse eventualmente acusado de superficialidade. Pintou também aquarelas impressionistas representando paisagens e cenas urbanas. 

Um americano que se fixou na Europa, Sargent apoiava a vanguarda e admirava Monet, Manet e outros coetâneos. Notabilizou-se também com os seus retratos da mulher moderna, numa altura em que as mulheres estavam a afirmar a sua independência e a luta pela igualdade. O seu retrato radical Mr and Mrs I N Phelps Stokes (1897) sugere que Mrs Sotkes era a figura dominante do casal. 

Por outro lado, em The Sitwell Family (1900), Sargent conferiu uma grandeza barroca aos seus retratos da aristocracia inglesa. Transmite habilmente a imagem do patriarca dominante, da esposa bela e servil e dos filhos obedientes, rodeados por objetos transmitidos de geração em geração.

John Singer Sargent faleceu em Londres, em 1925.       

Bibliografia consultada: GRAHAM-DIXON, Andrew (consultor editorial). Arte - Grande Enciclopédia, da Pré-História à Época Contemporânea. tradução de Sofia Gomes. Porto: Dorling Kindersley - Civilização, Editores, 2009, p. 14, 15, 371, 391 e 393.

0 comentários:

Enviar um comentário