“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

A Propaganda Antigermânica

quinta-feira, 8 de março de 2018


Pôster divulgado na Grã-Bretanha pela British Empire Union após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) traz o título: "Uma vez alemão, sempre alemão!"

Os alemães são retratados como bárbaros, que atravessam bebês com baionetas, torturam soldados e violentam mulheres das regiões ocupadas. Enquanto os britânicos são associados à atividade industrial, ao progresso e à felicidade, os alemães são associados à guerra e à destruição. 

No centro do pôster, a cruz de uma cova estampa o nome da enfermeira Edith Cavell (1865-1915). Acusada de traição por ter ajudado soldados aliados a escapar da Bélgica ocupada pelos alemães, Edith Cavell foi condenada pela Corte Marcial do Império Germânico. Apesar do clamor internacional, e dos esforços diplomáticos dos Estados Unidos e da Espanha, ela foi fuzilada, sendo considerada internacionalmente uma heroína da Primeira Guerra Mundial e primeira mártir do conflito. A história de Cavell serviu de argumento para os aliados destruírem moralmente a campanha do exército alemão.

0 comentários:

Enviar um comentário