“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Seminário "Admirável Mundo Novo"

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Nunca a realidade foi tão complexa, instável e imprevisível. De guerras a atentados, passando pelos desastres ambientais, conspirações e pandemias, buscamos sobreviver à volatilidade na "modernidade líquida" (Zygmunt Bauman) da "sociedade de risco" (Ulrich Bech). Bem-vindo ao admirável (e assustador) Mundo Novo.

Sem a pretensão de alterar o curso dos acontecimentos, nosso objetivo é, em primeiro lugar, identificar as raízes da nossa civilização. Esse é o ponto de partida para uma compreensão clara da realidade atual - um cenário complexo, de crise, beirando o caos e para o qual não há soluções simples. Nesse sentido, proponho ao Terceiro ano do Ensino Médio, no último semestre do ano letivo, o seminário Admirável Mundo Novo. Espera-se que essa experiência seja útil não apenas para o próximo desafio acadêmico, mas para o projeto de vida de cada estudante.

Os temas a seguir sintetizam os principais conteúdos das ciências humanas abordados ao longo da educação básica. Tratam-se de capítulos de obras referenciadas ao final deste post que traduzem a diversidade teórica e ideológica dos seus autores. Tais capítulos serão apresentados por duplas, ainda que a avaliação seja individual. Tarefa individual: o fichamento manuscrito do texto escolhido. Tarefa da dupla: a apresentação do tema a partir do seguinte Modelo de PowerPoint.

1. Do topo da Montanha (Shapiro, 2019)
Assista à análise de Rodrigo Constantino.

2. Do Pó Viemos (Shapiro, 2019)
Assista à análise de Rodrigo Constantino.

3. União Improvável (Shapiro, 2019)
Assista à análise de Rodrigo Constantino.

4. As virtudes do Estado Nacional (Hazony, 2019)
Assista à apresentação de Evandro Pontes.

5. Globalização (Giddens, 2000)

6. Teorias que não funcionam (Acemoglu & Robinson, 2012)

7. Trabalho (Harari, 2018)

8. O Socialismo (Mises, 1998)
Assista à análise de Raphaël Lima.

9. Uma Perspectiva Internacional (Sowell, 2017)
Assista: Thomas Sowell

10. Crianças (Dalrymple, Podres de Mimados, 2015)

11. A Verdade no Multiculturalismo (Scruton, 2015)
Assista à apresentação de Paula Marisa.

12. Os Bárbaros nos Portões de Paris (Dalrymple, Nossa Cultura..., 2015)
Palestra sobre o livro Nossa Cultura ou O que Restou Dela

13. Caro Fanático (Oz, 2017)
Assista à apresentação de Amós Oz.

14. A Guerra entre Ocidente e Islamismo (Todorov, 2010)
Entrevista: Tzvetan Todorov

15. Os Direitos Humanos: realidade e utopia (Scaraffia, 2014)
Assista à apresentação de Ana Campagnolo.

16. Diálogo com Ulrich Beck (Beck, 2011)

17. A Verdade no Ambientalismo (Scruton, 2015)
Assista à apresentação de Paula Marisa.

18. Precaução Radical (Scruton, 2017)
Assista à apresentação de Marcela Brito.

19. A Crise da Política e a Busca de uma Linguagem da Sensibilidade (Bauman & Donskis, 2014)

20. Sem preconceitos (Constantino, 2014)
Assista à entrevista de Rodrigo Constantino.

21. Realidade Paralela na Mídia e no Mundo Acadêmico (Sowell, 2011)
Assista à análise de Tatiana Feltrin.

22. Julgando a beleza (Scruton, 2013)
Assista à análise de Tatiana Feltrin.

Referências bibliográficas
ACEMOGLU, Daron & ROBINSON, James. Por que as nações fracassam. Tradução de Cristina Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. > Baixe aqui.
BAUMAN, Zygmunt & DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral - A perda da Sensibilidade na Modernidade Líquida. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. > Baixe aqui.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra Modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora 34, 2011. > Baixe aqui.
CONSTANTINO, Rodrigo. Esquerda Caviar: a hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2014. > Baixe aqui.
DALRYMPLE, Theodore. Nossa Cultura... Ou o que restou dela. Tradução de Maurício G. Righi. São Paulo: É Realizações, 2015. > Baixe aqui.
DALRYMPLE, Theodore. Podres de Mimados - as consequências do sentimentalismo tóxico. Tradução de Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2015. > Baixe aqui.
GIDDENS, Anthony. O Mundo na Era da Globalização. Tradução de Saul Barata. Lisboa: Presença, 2000. > Baixe aqui. 
HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o Século 21. Tradução de Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. > Baixe aqui.
HAZONY, Yoram. A Virtude do Nacionalismo. Tradução de Evandro Fernandes de Pontes. Campinas, SP: Vide Editorial, 2019. > Baixe aqui.
MISES, Ludwig von. As Seis Lições. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1998. > Baixe aqui.
OZ, Amós. Mais de uma luz: fanatismo, fé e convivência no século XXI. Tradução de Paulo Geiger. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. > Baixe aqui.
SCARAFFIA, Lucetta. Os Direitos Humanos: Realidade e Utopia. In: ROCCELLA, Eugenia & SCARAFFIA, LucettaContra o Cristianismo: a ONU e a União Européia como nova ideologia. Tradução de Rudy Albino de Assunção. Campinas, SP: Ecclesiae, 2014, p. 13-107. Baixe aqui.
SCRUTON, Roger. Beleza. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2013. > Baixe aqui.
SCRUTON, Roger. Como ser um conservador. Tradução de Bruno Garschagen. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. > Baixe aqui. 
SCRUTON, Roger. Filosofia Verde: Como Pensar Seriamente o Planeta. Tradução de Maurício G. Righi. São Paulo: É Realizações, 2017. > Baixe aqui.
SHAPIRO, Ben. O Lado Certo da História: Como a Razão e o Propósito Moral tornaram o Ocidente Grande. Traduzido por Carolina Gaio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. > Baixe aqui.
SOWELL, Thomas. Ação afirmativa ao redor do mundo. Tradução de Joubert de O. Brízida. São Paulo: É Realizações, 2017. > Baixe aqui.
SOWELL, Thomas. Os Intelectuais e a Sociedade. Tradução de Maurício G. Righi. São Paulo: É Realizações, 2011. > Baixe aqui.
TODOROV, Tzvetan. O Medo dos Bárbaros: para além do choque das civilizações. Tradução de Guilherme João de F. Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. > Baixe aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário