“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

#HJ28 Calote no Restaurante

domingo, 4 de outubro de 2020

Interior do restaurante judaico 2nd Ave Deli, em Nova York, EUA. Créditos: Yelp

Grande parte das anedotas judaicas americanas se passa em restaurantes, um cenário pouco conhecido na Europa e que passou a cumprir uma dupla função: alimentar e dar status.

Chutzpá tinha aquele judeu nova-iorquino. Entrou num restaurante, pedindo do bom e do melhor, e quando o garçom apresentou a conta disse que não tinha dinheiro.

- Ou o senhor paga ou eu chamo a polícia.

- Isto não vai lhe adiantar nada - retrucou o homem. - Mas tenho uma ideia: vou sair e esmolar até conseguir exatamente o que devo aqui pelo meu jantar. Em seguida volto e lhe pago.

- Como é que eu vou saber se o senhor vai voltar? - perguntou o proprietário, desconfiado.

- Venha comigo e fique observando, se o senhor não me acredita.

- Quem, eu? - exclamou o proprietário - Como é que o senhor ousa sugerir que um respeitável homem de negócios como eu possa ser visto em companhia de um esmoleiro?

- Bem, se o senhor não quer ser visto comigo - disse o id -, eu fico aqui esperando e o senhor pede esmola.

FINZI, Patricia et al. (edição, seleção e textos). Do Éden ao divã - Humor Judaico. São Paulo: Shalom, 1990, p. 112. 

0 comentários:

Enviar um comentário