“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

As Sórdidas Caricaturas dos Ditadores

domingo, 4 de dezembro de 2016

Clique na imagem para ampliá-la.


Há pouco mais de cinco anos, ouvi um comentário inesquecível do Arnaldo Jabor na CBN: CARAS DE DITADORES MUNDIAIS FAZEM ÁLBUM DE SÓRDIDAS CARICATURAS. Vale a pena voltar a ouvir esse áudio. Abaixo, seguem os nomes dos ditadores citados, e um resumo do que lhes aconteceu. Note que a queda ou morte de vários deles não significou uma melhora para os seus países, muito pelo contrário, infelizmente.

Hosni Mubarak: Foi derrubado em fevereiro de 2011, no contexto da Primavera Árabe. Contudo, a sorte do Egito praticamente não mudou, e uma Junta Militar governa o país. 

Bashar al-Assad: Com apoio da Rússia, resiste com unhas e dentes como ditador da Síria (ou de parte dela), um país mergulhado numa das piores guerras civis da atualidade. A crise é tão terrível que milhares de refugiados se lançam no Mar Mediterrâneo, com o sonho de chegar à Europa.

Hugo Chavez: Falecido em 2013, passou o "cetro" para Nicolás Maduro, que segue a mesma linha autoritária e repressiva do "Socialismo do Século XXI" do seu antecessor. Os venezuelanos sofrem com o desabastecimento, e muitos deles cruzam a fronteira em busca de alimentos no Brasil.

Fidel Castro: "El Coma Andante" faleceu no último dia 25 de novembro, e sua cerimônia fúnebre deverá terminar hoje. Seu irmão, contudo, assegura o predomínio dos Castro sobre a favela totalitária que é Cuba.  

Robert Mugabe (Zimbábue), de 92 anos, e Teodoro Mbasogo (Guiné Equatorial), de 74 anos, permanecem irredutíveis à frente de seus países. No Zimbábue, a esperança de vida ao nascer é de apenas 47 anos, e em Guiné Equatorial, um pouco mais de 50. 

Kim Jong-il: Faleceu em 2011, e o poder passou ao seu filho, Kim Jong-un. Consolidou-se, assim, a posição da dinastia Kim na "monarquia hereditária comunista" da Coreia do Norte. 

Muammar al-Gaddafi viu enfrentou uma guerra civil e acabou brutalmente assassinado no dia 20 de novembro de 2011. Desde então, a Líbia está mergulhada no caos político, econômico e social.

0 comentários:

Enviar um comentário