“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

O Homem que Evitou a Guerra Nuclear

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Uma decisão cautelosa de Stanislav Petrov foi crucial para evitar a Terceira Guerra Mundial.

Responsável por reportar qualquer ataque ou possibilidade de ataque dos Estados Unidos à União Soviética no auge da Guerra Fria, certo dia Petrov recebeu um alerta desesperador. Era o ano de 1983 e o sistema de monitoramento soviético alertava para um ataque de mísseis vindo dos Estados Unidos na direção do país socialista.

Ao ser alertado, Stanislav Petrov deveria informar os seus superiores, que preparariam a retaliação ao ataque; isso provavelmente daria início a uma guerra nuclear mundial. Mas o militar soviético desconfiou e, em poucos minutos, tomou uma decisão que pode ter mudado o rumo da humanidade. Ele reportou o alerta como falso.

"Não acho que fiz algo extraordinário, eu era um homem que estava fazendo apenas seu trabalho da maneira correta. Não acho que fiz nada heroico, eu só estava no lugar certo, na hora certa", disse Stanislav Petrov.

O militar sabia de sua responsabilidade e "não queria ser o responsável pelo início da Terceira Guerra Mundial". Depois que reportou o ataque como falso, ainda viveu momentos de muita tensão até que, 15 minutos depois, veio a confirmação de que o sistema realmente havia falhado.

Depois do ocorrido, Stanislav Petrov não pôde contar a ninguém o que havia se passado em sua sala, uma vez que os militares soviéticos não queriam que ninguém soubesse do erro do sistema de monitoramento do país.

A história tornou-se conhecida pela imprensa, e Stanislav Petrov recebeu inúmeras homenagens pelo seu feito. Ainda assim, ele optou por minimizar o fato, mas admite: "Meus colegas de trabalho eram soldados profissionais. Eles só aprenderam a dar ordem e obedecer. Eles tiveram sorte que era eu quem estava monitorando o sistema naquele momento."

Fonte: BBC Brasil

0 comentários:

Enviar um comentário