“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel

“Quem não é capaz de sonhar com a história diante dos documentos não é historiador.” F. Braudel
Villa Borghese, Roma, Itália.

Pesquisa com os Alunos

domingo, 16 de agosto de 2020

 

Essa foi a primeira pesquisa realizada com os alunos do CAV, via Google Forms. Como primeira experiência, nota-se que houve grande adesão (114 respostas), pelo menos dos alunos que têm assistido à aulas virtuais. Como já imaginava, as Ciências Humanas constituem a área do conhecimento predileta dos alunos, mas com uma estreita margem de vantagem sobre as Ciências da Natureza, o que me surpreendeu.

Nas Humanidades, a História é, de longe, a disciplina preferida, com 62,5% dos votos, seguida pela Geografia (24,1%). Em relação ao tempo dedicado à leitura, por semana, 36% dos alunos confessaram que dedicam 30 minutos ou menos; a mesma proporção respondeu que reserva até uma hora para a atividade. Como a pergunta não especificou o tipo de leitura, os entrevistados poderiam incluir aí a leitura de materiais didáticos e paradidáticos, revistas, jornais, sites, textos religiosos, etc., a situação é alarmante: 72% dos alunos leem, em média, pouco mais de oito minutos por dia. Quanto desse volume de leitura é realmente útil para a sua formação acadêmica e sua vida é uma questão em aberto.

Sobre o interesse por documentários e filmes históricos, 26,3% responderam "muito"; 47,4% responderam "razoável"; 20,2% responderam "pouco", e os demais, "nenhum". Sobre as tarefas do livro ou apostila, 35,1% alegaram realizá-las sempre; 55,3% responderam "quase sempre", e 9,3% assumiram que raramente as realizam. Ninguém respondeu que nunca cumpre as tarefas.

Sobre a frequência a museus de arte e de história, 14,9% disseram que já os visitaram várias vezes; 30,7% responderam "algumas vezes", 28,1% responderam "poucas vezes" e 26,3% nunca visitaram um espaço dessa natureza.

Nas aulas de História, 39,5% preferem o Kahoot!; 21,1% apreciam mais as indicações de livros, filmes e documentários; 17,5% preferem as aulas expositivas; 12,3% as visitas técnicas e, finalmente, 4,4% optaram pelos seminários da disciplina.

Essa foi um primeiro levantamento de informações, tendo por objetivo reforçar a avaliação diagnóstica. As próxima pesquisas serão direcionadas a cada turma. Desde já, agradeço pela participação, e especialmente pelas críticas, sugestões e elogios, que em muito contribuem para o meu trabalho.

0 comentários:

Enviar um comentário